Veja o que os cursos de engenharia da Uninter têm a oferecer

Autor: Barbara Carvalho - Jornalista

Não é de hoje que as universidades brasileiras formam engenheiros. O início dos cursos de engenharia no Brasil data de 17 de dezembro de 1792 e, desde então, as aulas e a profissão vem se aperfeiçoando de acordo com o avanço das tecnologias. A Uninter faz a sua parte e desde 2015, e com seu primeiro curso na área de engenharia forma profissionais para atuarem em diversas frentes do mercado.

Todo o empenho colocado na qualidade dos cursos da Escola Politécnica da Uninter semeou em mais uma semana de aula inaugural promovida pela instituição dos dias 15 a 19 de fevereiro, e na última quarta-feira (17.fev.2021) quem deu as boas-vindas aos calouros foi o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Juliano de Mello Pedroso, e a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Adriana Regina Tozzi Pontoni. O evento foi realizado ao vivo na plataforma Univirtus.

Com bom humor e energia, Juliano, que é professor na Uninter desde 2016, contou a sua trajetória como engenheiro e docente, além de esmiuçar os detalhes de funcionamento do curso. Ainda, de acordo com Juliano, engenharia elétrica é um curso com tempo mínimo para integralização de 5 anos, e tempo máximo de 9 anos.

A Uninter conta com uma equipe de mestres, doutores e especialistas que ajudam a concluir o sonho da graduação. Para aguçar a curiosidade dos calouros, Juliano apresentou professores que os novos alunos irão conhecer durante o curso. Engenharia Elétrica possui nota máxima no conceito MEC e, após formado, o profissional pode atuar nas áreas de eletrônica, eletrotécnica e telecomunicações.

“Na engenheira elétrica, como em toda a engenharia no geral, vai ser difícil, mas nós estamos aqui para ajudar. O aluno vai ter dúvidas todos os dias e os tutores vão esperar estas dúvidas todos os dias. Fiquem com a confiança de que todos os dias vamos responder às suas dúvidas. Engenharia é um curso diferente que depende de esforço e planejamento”, diz Juliano.

Logo depois foi a vez dos calouros do recente curso de Engenharia Civil conhecerem como serão seus próximos anos de estudos. Assim como Juliano, a coordenadora do curso, Adriana, relatou sua trajetória profissional tanto como engenheira quanto como professora.

Os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica possuem diversas semelhanças, como o tempo mínimo e máximo para conclusão. Adriana explicou como são dividas a unidades temáticas de aprendizagem (UTA) e mostrou algumas matérias abordadas no curso, como construção civil e estatística dos corpos.

Assim como outros cursos da área de engenharia da Uninter, Engenharia Civil também disponibiliza aos seus alunos kits específicos para aprendizado, um diferencial que contribui para uma formação completa. Os estudantes contam com os kits de física e química, que podem ser utilizados em seu polo de estudo. Também, recebem em casa seus laboratórios portáteis individuais dos kits construção e saneamento, e ainda podem contar laboratórios virtuais para simulação de atividades com imagens em 360 graus.

“Eu gosto da abordagem de entender que na engenharia civil nós estamos lutando contra os quatro elementos da natureza, se a gente fosse dividir isso em água, terra, ar e fogo. A gente tem que construir coisas que resistam a tudo isso. Por exemplo, um edifício tem que estar estável, e ele está sujeito à ação do vento, então eu preciso estudar esse comportamento. Quando vejo a matéria de mecânica dos fluidos é para entender como vou construir dentro da água. Assim também acontece com a matéria de mecânica dos solos, pois vou construir em cima do solo e preciso entender como ele se deforma”, explica Adriana.

Para ter acesso ao conteúdo completo da aula, basta acessar a plataforma Univirtus.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho - Jornalista
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Dimitris Vetsikas/Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *