NOMOFOBIA

Uso excessivo do celular pode causar vício e problemas psicológicos

Autor: Assessoria

Quem nunca pegou o celular apenas para checar mensagens e passou dezenas de minutos – ou até mesmo algumas horas – vidrado na telinha? Esse comportamento cada vez mais comum pode se tornar um vício que já atinge 12% dos americanos, segundo dados do Center for Internet and Technology Addiction.

“O celular ativa continuamente o Sistema de Recompensa, estrutura do cérebro que recebe toda atividade prazerosa. Esse estímulo constante é o que gera dependência, em um processo similar à atuação de drogas ilícitas”, diz o psicólogo e professor da Uninter, Ivo Carraro.

O uso abusivo dos smartphones pode gerar transtornos psíquicos, como ansiedade e, posteriormente, depressão. O transtorno já tem um nome: nomofobia, medo de ficar sem o celular. Longe do aparelho, o indivíduo fica ansioso, com a sensação de estar perdendo informações importantes, ou ainda excessivamente entediado.

Outro prejuízo é a dificuldade de sociabilização e isolamento. “Os humanos são seres de linguagem verbal e sociabilidade acentuadas. Quando se comunicam somente por mensagens, que são ‘mudas’, a palavra falada é eliminada e a inépcia social aumenta, agravando quadros depressivos”, explica o professor.

A exposição excessiva ao celular também pode causar insônia. Isso acontece porque a luz azul do aparelho ‘diz’ ao cérebro que ele deve ficar alerta. Assim, a produção de melatonina, o hormônio do sono, é inibida.

Prevenção e tratamento

Para quem está sofrendo com o problema ou deseja evitá-lo, Carraro recomenda mudanças de hábitos. Entre elas, está reduzir o tempo de uso do aparelho, desinstalar aplicativos desnecessários, evitar usá-lo antes de dormir, deixar o aparelho guardado longe dos olhos ou até mesmo desligá-lo completamente durante um período do dia.

“O celular exige atenção e concentração. Quando usamos o aparelho enquanto fazemos outras tarefas, estamos nos distraindo de nossas atividades. Menos uso do celular, portanto, significa desempenho melhor no trabalho ou nos estudos, além de um relacionamento mais saudável com amigos e familiares”, defende. Para casos de dependência severa, acompanhada de ansiedade e depressão, o psicólogo alerta que o acompanhamento profissional é indispensável.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Assessoria
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


9 thoughts on “Uso excessivo do celular pode causar vício e problemas psicológicos

  1. Meu uso excessivo de celular atrapalhou meu foco nos estudos, deixou minha vida social péssima e me deixou depressivo e desanimado. Tô tentando largar esse vício a meses, é difícil superar o período de abstinência, mas creio que vou conseguir.

  2. O uso excessivo está acabando comigo, sinto que vou afundar na escola, me tornei um aspirador de problemas alheios, não tenho animo pra absolutamente nada.

  3. Minha Filha usa o celular com muita frequência, será que ela esta viciada? Estamos controlando o uso, colocamos horário, vamos conseguir evitar danos maiores.

  4. Meu esposo está jogando joguinhos pelo celular todos os dias. Chega do trabalho, toma banho e vai direto pro celular jogar Free fire e ver vídeos do kwai . Fica desde as 16hs até 21hs, quando acaba a bateria. Nos finais de semana está sendo pior, porque pega o celular assim que acorda e fica o dia todo ou enquanto durar a bateria. Só para pra almoçar ou jantar. Ou as vezes, enquanto o celular carrega a bateria, ele vai dormir.Isso vem se repetindo há meses e está se esquecendo da família e se tornando grosso, se irrita por qualquer coisa e não sente nem mais vontade de dialogar com a esposa ou até mesmo se aproximar pra um carinho.

  5. Estou passando por isso agora! Fazendo desmame do celular! Estava com uma insônia severa, sempre fui comunicativa e comecei a ter mais dificuldade para socializar pessoalmente! Até perceber que o celular estava causando isso! Agora estou colocando limite de horário para uso! Já me sinto pouco melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *