Uso das novas tecnologias como ferramenta para atividades agrícolas sustentáveis

Autor: Adriane Vasconcelos de Souza - Assistente de Comunicação Acadêmica

A implementação de práticas sustentáveis tem ganhado a atenção de diversos setores, sobretudo do agronegócio. A adoção dessas práticas por parte das empresas corresponde a uma gestão mais responsável e preocupada com a preservação dos recursos naturais, trabalhando na redução de impactos e construindo atividades mais sustentáveis e colaborativas com o meio ambiente.

Cabe destacar as formas de se implementar essa sustentabilidade, que pode ocorrer através da adoção de práticas agrícolas mais sustentáveis, no uso consciente dos recursos hídricos, o cuidado com o solo, a gestão adequada no controle de pragas e no descarte dos resíduos, em especial os agrícolas.

Quando se fala em “pensar de forma sustentável”, logo se associa às práticas internas das organizações, que são básicas: manter o ambiente limpo e evitar desperdício. Mas hoje, com as novas tecnologias, é possível desenvolver sustentabilidade com o apoio das inovações tecnológicas de produção de energia renovável, como é o caso dos painéis solares e as turbinas eólicas. O uso desses recursos pode minimizar o uso de combustíveis fósseis.

Sobre essas práticas sustentáveis que podem ser utilizadas pelas empresas, a professora Marcia Cristiniane Kravets Andrade, tutora do curso de pós-graduação em meio Ambiente da Uninter, ressalta que “dependendo do ramo de atividade, é importante que se adotem práticas de redução de custos, como por exemplo, fontes de energias alternativas”. Já em relação ao agronegócio, é importante “a preservação dos recursos hídricos, os mananciais, e, buscar estratégias voltadas a redução de emissão de carbono”, destaca.

Ela também reforça a inserção de novas tecnologias para a redução de desperdício de água, no caso da operação de drone e equipamentos automatizados para irrigação e pulverização de áreas agrícolas.

Para a professora Oriana Gaio, coordenadora dos cursos de pós-graduação em Recursos Humanos, Liderança e Coaching da Uninter: “É importante pensar o agro alinhado às novas exigências ambientais, para isso, é necessário pessoas capacitadas em fazer uma liderança que pense não só economicamente, mas socialmente, e de maneira sustentável sobre o que vai desenvolver”, comenta.

Hoje, muitas empresas já estão seguindo esses novos parâmetros, inclusive é possível acompanhar o seu progresso através dos relatórios de sustentabilidade, disponíveis na internet, ressalta a professora.

E sobre o gerenciamento dessas práticas sustentáveis, a professora Sandra Maria Lopes de Souza, coordenadora dos cursos de pós-graduação na área de Meio Ambiente da Uninter pontua que “sustentabilidade vai muito além de abraçar uma árvore e não desmatar. Hoje com as habilidades, aliadas às novas tecnologias, pode-se reduzir os impactos, mas que para isso é necessário pessoas qualificadas para melhor administrar esses recursos”, explica.

Ainda segundo a professora, com a utilização dessas novas práticas é possível ter um controle nas práticar agrícolas, onde tanto o uso da água quanto dos fertilizantes pode ser regrado por meio de sistemas de informação que fazem a distribuição equilibrada desses insumos.

O tema foi abordado durante a V Maratona de Pós-graduação da Uninter, confira a palestra completa clicando aqui.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Adriane Vasconcelos de Souza - Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *