UninterTech amplia oferta de cursos a nível nacional

Autor: Barbara Carvalho – Jornalista

De acordo com dados do Censo Escolar do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em 2023 foram registradas mais de 2,2 milhões de matrículas em cursos técnicos, um aumento de 10,3% se comparado ao ano anterior. Um dos fatores para tal aumento se trata da necessidade e diferencial para a contratação, que é a mão de obra capacitada.

A fim de disponibilizar ao mercado de trabalho profissionais altamente qualificados em suas áreas, a Uninter vai ampliar a nível nacional os cursos técnicos ofertados pela Escola de Formação Técnica e Profissional (UninterTech). As inscrições poderão ser realizadas a partir de 12 de março para os cursos que já são ofertados no Paraná e terão mais de 44 mil vagas disponíveis para o Brasil todo e completamente a distância. Para realizar a inscrição, o candidato já deve ter concluído ou estar cursando o ensino médio.

“Nós temos condições, na grande maioria dos nossos cursos, de poder fazer o que eles chamam de cursos correlatos e ofertar esses cursos a nível de Brasil. Então, quando a gente faz por meio desses cursos em uma instituição com nota boa, a gente pode ofertar”, relata a diretora da UninterTech, Christiane Kaminski.

A UninterTech surgiu em 2020 e hoje conta com 8.920 alunos matriculados no Paraná. Diferente da graduação, em que o estudante busca um aprofundamento sobre a área escolhida, o curso técnico se volta totalmente ao mercado de trabalho, com acesso a uma formação rápida e de qualidade.

“Além de você entrar para o mercado de trabalho e já poder iniciar uma carreira, você começa a ganhar o seu dinheiro, começa a ganhar a sua autonomia. Eu vejo muito como uma oportunidade de você saber se é realmente isso que você queria”, explica Christiane.

Na Uninter, os cursos técnicos se assemelham aos cursos superiores, onde o aluno assiste às aulas teóricas em casa e desenvolve as práticas no polo de apoio mais próximo. Confira os cursos e quantidade de vagas que serão disponibilizados a nível federal:

Técnico em Administração: 8.000 vagas

Técnico em Agronegócio: 1.500 vagas

Técnico em Comércio Exterior: 2.000 vagas

Técnico em Contabilidade: 6.500 vagas

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: 1.000 vagas

Técnico em Eletrotécnica: 500 vagas

Técnico em Informática: 1.500 vagas

Técnico em Logística: 6.500 vagas

Técnico em Marketing: 2.000 vagas

Técnico em Publicidade: 1.000 vagas

Técnico em Recursos Humanos: 3.000 vagas

Técnico em Serviços Jurídicos: 2.500 vagas

Técnico em Transações Imobiliárias: 1.000 vagas

Técnico em Condomínio: 1.000 vagas

Técnico em Desenvolvimento Comunitário: 3.000 vagas

Técnico em Eventos: 300 vagas

Técnico em Gerência em Saúde: 1.500 vagas

Técnico em Informática para Internet: 1.000 vagas

Técnico em Programação de Jogos Digitais: 1.000 vagas

 

Verticaliza

O Verticaliza é um projeto criado pelo Ministério da Educação (MEC) que busca ofertar cursos de aperfeiçoamento tecnológico mediante aproveitamento de estudos, com base em itinerários formativos profissionais. O projeto é conduzido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

A Uninter foi a única instituição privada a oferecer cursos EAD para participar do projeto, que contou com a colaboração de professores e coordenadores de cursos técnicos e tecnólogos. Para Christiane, o projeto se encaixa com a necessidade dos alunos que visam uma formação rápida, diminuindo o tempo de curso.

“É o aproveitamento dos conhecimentos que o aluno adquiriu no ensino técnico que vão ser aproveitados para o tecnólogo, que tem a mesma área afim. Então, se ele tem um curso de eletrônica, eletrotécnica, então ele vai poder buscar no tecnólogo do ensino superior esse mesmo nicho de curso. Dessa forma, o aluno vai ser submetido a uma prova e automaticamente vai diminuir o tempo dele no curso superior”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho – Jornalista
Edição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *