Uninter reduz desmatamento com inovação na oferta de livros

Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica

A Uninter poupou cerca de 55 mil árvores de desmatamento nos últimos cinco anos. Ações de sustentabilidade têm sido adotadas cada vez mais pela instituição, e uma de impacto significativo é a redução do envio de livros aos polos de apoio presencial.

Uma árvore rende em torno de 10 mil folhas tamanho A4. O montante poupado pela instituição tem como base uma média de 300 páginas por edição impressa. Além do desmatamento, o consumo de papel acarreta problemas associados ao processo de produção e descarte do material, com elevada exploração de água e energia. Os resíduos sólidos urbanos, que crescem em produção ano a ano no Brasil, são compostos em 10% por papel, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.

Compromissos mundiais para o pleno desenvolvimento socioambiental, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), exigem que todos contribuam para um mundo melhor. Empresas como a Uninter exercem um conjunto de práticas de caráter Ambiental, Social e Governança (ESG, na sigla original). Visando não só evitar a deterioração dos recursos naturais, essas medidas também buscam práticas corporativas voltadas para políticas socioambientais.

Entre 2018 e 2022, o departamento de logística e distribuição da Uninter passou de 1,5 milhão de livros entregues aos polos para 747 mil. O setor também investiu em ações de logística reversa, buscando livros em excesso nos polos. Nos últimos dois anos, 411 mil livros foram recuperados dessa forma, oportunizando uma distribuição justa às unidades que careciam de títulos em suas bibliotecas.

Dessa forma, os polos passam a contar com uma seleção de livros que atendam a seus estudantes de forma igualitária, trazendo-os aos espaços físicos para a realização de consultas e atividades de forma presencial. Mas esta não é a única alternativa da melhor instituição de educação a distância do Brasil.

As ações positivas com o meio ambiente também seguem uma tendência de um mundo cada vez mais digitalizado: a leitura de e-books. As bibliotecas virtuais ofertadas pela Uninter a todos os alunos contam com 28 mil títulos. Desde 2018, as plataformas somam 434 mil acessos e 10 milhões de páginas visualizadas. Nos mesmos termos anteriores, uma redução de outras mil árvores desmatadas.

O aumento do consumo de livros digitais foi acelerado pela pandemia de Covid-19. Com 8,7 milhões de e-books vendidos em 2020 no País, o crescimento da categoria foi de 83% quando comparado a 2019, segundo pesquisa da consultoria Nielsen. O ano seguinte também registrou crescimento, chegando a 9,4 milhões de unidades vendidas.

“Chegamos em um cenário em que é importante esse alinhamento de caráter global, deixando claro quais são nossos compromissos com o meio ambiente. Na Uninter, temos, além deste trabalho que está sendo realizado por várias mãos, práticas exitosas e premiadas de sustentabilidade, como os selos Sesi ODS por dois anos consecutivos e finalista em três categorias entre os 10 melhores trabalhos de universidades do mundo inteiro no prêmio ONU Green Gown Awards.  São compromissos que assumimos para melhorar a qualidade de vida das pessoas e a sustentabilidade socioambiental do planeta”, explica o pró-reitor de graduação da Uninter, Rodrigo Berté.

Sendo assim, a instituição vem optando pelo não envio de livros físicos. Isso não significa que os polos não receberão mais, porém em quantidades reduzidas e direcionados a cursos com necessidade de envio, em especial os de licenciaturas, algumas obras do bacharelado e outras dos cursos superiores tecnológicos.

Comprometida com o desenvolvimento de um mundo mais sustentável, a Uninter não abre mão de sua qualidade na educação, inovando sempre para oferecer o melhor à sociedade e para as presentes e futuras gerações.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica


1 thought on “Uninter reduz desmatamento com inovação na oferta de livros

  1. gostei muito dessa notias sobre a preservação cuidado sobre o dematamento e poluição do nosso brasil e do mundo, vejo que muito significativo e um exemplo para muitas instituição seguirem, vejo tambem que nos como alunos estamos contribuindo de auguma forma quando procuramos seguir esse exemplo de preservação e cuidado da natureza no mundo.
    parabens uninter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *