Curso de Administração recebe Selo Sesi ODS pelo segundo ano consecutivo

Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo

O bacharelado em Administração da Uninter conquistou o prêmio Sesi ODS de 2022 com o projeto Gestor Contemporâneo. O trabalho buscou inovar o cargo e as funções de planejamento, organização e até visão sistêmica do gestor, cargo que sempre tem que estar atento a novos desafios e atuando para novas transformações sociais. Em 2021, o curso também havia sido premiado, com o trabalho Projetos de Extensão para o Desenvolvimento Sustentável.

O projeto vencedor deste ano foi desenvolvido com o propósito de que o gestor seja capaz de analisar como a sua organização impacta no meio onde está inserido e como a sua atuação pode contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com início em 2021, a iniciativa foi crescendo até atingir as metodologias tepeleprensencial e à distância do curso de Administração da Uninter.

Os diversos alunos de todos os cantos do Brasil puderam ter acesso a diferentes palestras com empresas do mercado de trabalho, podendo ver como os projetos e trabalhos desenvolvidos são aplicados e logo depois tiveram acesso a um grupo de trabalho com professores do curso para elaborar novas ações a serem desenvolvidas. Para aproximar os alunos do mercado de trabalho, foram ofertadas palestras com empresas que atuam com base na sustentabilidade e atendendo aos ODS.

Pontapé em 2022

O ano que o projeto começa a funcionar efetivamente é 2022. No Instagram, a iniciativa ganhou a página Administra Ação para interagir, divulgar os projetos de alunos e postar conteúdos informativos sobre os ODS. Uma série de palestras foram promovidas na plataforma, tratando, por exemplo, da importância dos ODS na formação de gestores, uma breve introdução acerca do Transtorno do Espectro Autista e uma mesa-redonda realizada com foco no ODS 12 (consumo e produção responsáveis).

Essa palestra, realizada de forma presencial e online com participação de empresas que atuam com foco na ODS 12, recebeu a apresentação dos estudantes do curso comentando os projetos feitos ao longo do curso e a experiência realizada com a comunidade. No evento, foi lançada a campanha AdministrAÇÃO: pequenas ações que geram grandes transformações, em que os alunos, professores e a sociedade civil tiveram a oportunidade de compartilhar suas ações para atingir as metas do ODS 12.

Desafios do Projeto

O projeto Gestor Contemporâneo quer trazer com uma atitude inovadora a formação de profissionais qualificados, com ética e consciência crítico-reflexiva humanizada, para que os futuros administradores aprimorem suas habilidades, relacionando também a teoria com a prática e utilizando comprometimento para inserir os alunos na sociedade para uma formação mais humana e profissional. Assim, o projeto trouxe diversas reflexões em torno dos 17 ODS para que os alunos se aprimorem e ajudem a atingi-los.

Nesses desafios, destacam-se três grandes objetivos:

  1. Refletir sobre a importância dos ODS na formação do gestor, analisando como uma organização impacta no meio onde está inserida e como podemos contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;
  2. Incluir os ODS na formação do gestor para refletir e criar propostas que atendam às metas de desenvolvimento sustentável integrando os alunos na questão social, possibilitando ações em nível de gestão que sejam capazes de promover o bem à comunidade, despertando o compromisso de transformação social, bem como desenvolver a consciência inovadora de atitudes, capacidades e habilidades;
  3. Relacionar a teoria com a prática da CHAVE (Conhecimentos, Habilidades, Atitudes, Valores e Experiência) para o desenvolvimento dos gestores contemporâneos, com base nos conteúdos apresentados no curso de Administração e os 17 ODS.

Como funciona a premiação do selo Sesi?

O VI Prêmio Sesi ODS 2022 e Selo ODS 2022 buscam reconhecer e divulgar práticas inovadoras para o alcance dos ODS realizadas por indústrias e empresas do Paraná e organizações da sociedade civil. Cada prática é avaliada por uma comissão julgadora composta por três colaboradores do Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), que se baseia em sete critérios:

Alcance dos ODS: percepção do quanto a prática tem impactado para o cumprimento dos ODS.

Percepção do público atingido: o público atingido pela prática percebe o impacto da ação para o alcance das metas dos ODS.

Resultados: a avaliação dos resultados está direcionada para a busca de pontos de melhoria.

Beneficiários: relação do número de beneficiários comparando ao início da prática.

Descrição: uma breve descrição do projeto (histórico, justificativa, objetivo, metodologia, resultados, número de beneficiários).

Impactos: descrição do impacto do projeto para o desenvolvimento sustentável.

Evidências:  apresentar vídeo, fotos, matérias, relatórios, sites e links com o conteúdo em questão.

 

Considerando os eventos realizados até hoje, o projeto Gestor Contemporâeno já atingiu cerca de 3.800 pessoas, além dos 2.129 seguidores na conta do Instagram. A turma do curso participou com trabalhos voltados à Agenda 2030.

Um exemplo desses trabalhos foi a loja virtual de roupas Você na moda store, com os diferenciais de ser uma loja totalmente virtual com um programa de trocas de roupa, acessórios e calçados para se tornarem produtos economicamente sustentáveis focando nos ODS 5 (igualdade de gênero), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 9 (indústria, inovação e infraestrutura).

Outro trabalho apresentado foi o Restaurante delivery virtual, com os diferenciais de alimentos orgânicos e horta comunitária, com foco nos ODS 2 (fome zero e agricultura sustentável), 9 (indústria, inovação e infraestrutura) e 12 (consumo e produção sustentável).

“Receber o Selo Sesi nos deixa honrados, pois reconhece o trabalho e empenho dos professores, alunos e todos os profissionais que estão envolvidos com o projeto”, destaca a professora do curso Aline Purcote. “Este reconhecimento indica que estamos contribuindo na difusão e implementação dos ODS, consequentemente formando administradores capazes de atuarem na transformação social prezando pelo desenvolvimento e bem-estar da sociedade. O projeto desafia a todos a conhecerem novas realidades, sair da teoria e colocar em prática conceitos e conteúdos estudados no curso, ampliando, assim, a visão dos acadêmicos para as diferentes realidades e necessidades”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *