Uninter realiza maratona de um dia inteiro para falar da saúde global e do mundo pós-pandemia

Autor: Vítor Diniz - Estagiário de Jornalismo

Dez horas de palestras sobre saúde global e o mundo pós-pandemia. Esta foi a contribuição dada à sociedade pela Escola de Saúde, Meio Ambiente, Biociência e Humanidades da Uninter. O evento contou com o apoio de professores da instituição, que deram as palestras das 9h às 22h desta sexta-feira, 21.ago.2020.

Participaram da abertura o diretor da escola, Rodrigo Berté, o vice-reitor, Jorge Bernardi, e o professor Alessandro Castanha, que fez a mediação do evento. Devido o isolamento social, 1ª Maratona de Saúde foi realizada através de uma live no Facebook, na página Maratonas Para Desenvolvimento Sustentável Uninter.

Bernardi destacou que estamos vivendo um momento excepcional na humanidade, algo que não imaginamos que iriamos passar. “Nós temos a metade da população mundial, cerca de 3 bilhões de pessoas em confinamento ou distanciamento parcial, por uma questão de saúde. Se no passado tivemos outras pandemias, teremos também no futuro”, conclui.

O vice-reitor falou ainda que a área da saúde sempre foi uma área estratégica e única para a humanidade. De todas as coisas que nós precisamos no dia-a-dia, a mais importante para termos uma vida produtiva é a saúde.

O diretor da Escola de Saúde enfatizou que essa maratona foi construída com muito planejamento. Os professores da área se preocuparam em trazer informações e conteúdos que tivessem relação científica com a pandemia da Covid-19. “Nós pensamos como levaríamos o nosso conhecimento para a sociedade. Pedimos aos nossos palestrantes para que as informações técnicas das palestras fossem traduzidas para um fácil entendimento, porque as nossas palestras estão abertas a todas as pessoas”, explica.

Berté falou que haviam mais de 1.000 inscrições no Brasil e algumas nos Estados Unidos para participar da maratona. Ele lembrou que a grande maioria das pessoas estão com muitas saudades de abraçar, de estar no convívio social, mas que é importante que tenhamos a compreensão de que o mundo já passou por vários problemas, e que já existiram outras pandemias.

“As pessoas nas suas múltiplas relações estão tristes, inclusive hoje teremos uma palestra sobre a saúde emocional que é muito importante para nós entendermos esse momento”, disse.

Na conclusão da palestra, Berté ressaltou que devemos nos fortalecer como indivíduos, melhorar as nossas relações, em especial melhorar a relação entre o homem e a natureza. Ele falou sobre as contribuições que a Uninter deu à sociedade nesse momento de pandemia, entre elas a distribuição de álcool em gel para a comunidade e a oferta de cursos de extensão gratuitos.

“Precisamos ser indivíduos mais humanizados, termos um olhar melhor para o outro, e não só para si. Nessa maratona de saúde temos a oportunidade de olhar para dentro de nós mesmos, e nos esforçar para sermos mais humanizados”, conclui.

Você pode assistir as lives do evento quando quiser. Para isso, acesse a página Maratonas Para Desenvolvimento Sustentável Uninter no Facebook.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vítor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Zydeaosika/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *