UNINTER promove Semana de Comunicação, o Sacasó 2013

A Semana de Comunicação UNINTER, SacaSó 2013, aconteceu de 28 de outubro a 01 de novembro. Neste ano, a chamada principal do evento usou um grande conhecido dos alunos, o Ceará, dono do bar em frente ao Campus Tiradentes. Com uma campanha divertida e informal, os alunos de comunicação começaram a divulgação um mês antes do evento. “A ideia de usar o Ceará partiu da turma do 6º período da manhã, responsável pela divulgação do evento para os outros alunos da instituição. E ficou muito legal!”, avalia o professor Jháson Holthausen, um dos organizadores do evento. Foram mais de 30 programações diferentes, tanto de manhã quanto à noite, incluindo oficinas, palestras, painéis, mesa redonda de egressos e de outros profissionais, programações artísticas, apresentações de TCC, lançamento de livro e show de talentos. A abertura do evento contou com a presença do reitor do Centro Universitário UNINTER, Benhur Etelberto Gaio. Na ocasião, Gaio afirmou, ao lado dos coordenadores dos cursos de comunicação, que são eventos como esse que contribuíram para o Centro Universitário ter a  qualidade que possui hoje.

Durante a semana, no período da manhã, destacaram-se a palestra Descubra como colocar suas ideias na rua sem errar feio, com o publicitário Ricardo Dória; o painel A questão do estágio, com os jornalistas do Sindijor-PR, Gustavo Vidal e Guilherme Carvalho, e a oficina Construção textual poética: a não linearidade nos dias de hoje, ministrada pelo poeta Antonio Thadeu Wojciechowski.

A programação noturna trouxe, entre outras atividades, a mesa de egressos Da faculdade ao trabalho: #comofas?, composta pelo jornalista Matias Peruyera e as publicitárias, Lena Muniz e Vivian Mortean, que contaram um pouco de suas trajetórias acadêmicas e expectativas sobre o mercado de trabalho. Ainda a noite, a palestra Jornalismo Investigativo, com o jornalista premiado do jornal Gazeta do Povo, Mauri König, reuniu uma plateia atenta de professores e estudantes de jornalismo, que discutiram os riscos das reportagens investigativas. Por fim, a mesa redonda Comunicação e Gênero: diálogos com a Teoria Queer, composta pela professora e historiadora  do UNINTER,  Maira  Nunes,  a comunicóloga Camila Melo Puni e a professora de Relações Públicas e Comunicação Social da UFPR, Nicole Kollross, discutiu os novos papéis da mulher na sociedade e o feminismo.

Para encerrar a semana de comunicação, os alunos organizaram um show de talentos entre os diversos períodos. Os alunos podiam inscrever qualquer atividade lúdica ou cultural durante a semana para então apresentar na sexta-feira, em frente a uma banca de jurados. Foram nove inscritos, entre dança, performances musicais e dublagens e três deles foram os premiados. “Nunca peguei o primeiro lugar em um concurso assim, foi muito divertido”, contou Robson, do 3° período de Publicidade, integrante da banda que cantou Samurai, do Ed Mota.

Neste ano, a Semana de Comunicação foi organizada por estudantes do 6° período de Jornalismo e Publicidade Propaganda e Marketing, que fizeram a disciplina Organização de Eventos. A professora Adriana Baggio, o professor Jheison Holthausen e o professor Guilherme Carvalho encabeçaram as ações dos estudantes. “O entrosamento entre os alunos e toda a equipe de professores de comunicação que se revezara em cada dia da semana foi algo inédito comparado com as outras semanas de comunicação. A gente conseguiu ver do que são capazes equipes bem organizadas e que realmente se comunicam”, avalia a coordenadora do curso de Jornalismo UNINTER, Nivea Bona. “A primeira semana de comunicação produzida somente pelos estudantes foi um sucesso. Nós, professores, estamos orgulhosos”, afirma o professor e autor do livro lançado no evento A caminhada ou o homem sem passado, Roberto Nicolato.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *