Uninter põe Sicredi na sala de aula em debate sobre os objetivos da ONU

Autor: Sandy Lylia da Silva - Estagiária de Jornalismo

O curso de Administração da Uninter trouxe o mundo corporativo para dentro da sala de aula ao demonstrar como é possível aplicar no universo empresarial os objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Quem deu uma aula sobre o assunto foi o gerente do Sicredi André Alves de Assis, responsável pelos programas de responsabilidade social e sustentabilidade do sistema de crédito cooperativo no Paraná, em São Paulo e Rio de Janeiro.

Assis é administrador de empresas com MBA em gerenciamento de projetos e há mais de 20 anos atua no cooperativismo de crédito. Em 2011, defendeu em Glasgow um projeto de jovens cooperativistas no Congresso Mundial das Cooperativas. Em 2018, criou um programa de educação financeira em parceria com a Maurício de Sousa Produções. Neste ano, coordenou um projeto de parceria internacional do Sicredi com os Smurfs, no qual os personagens azuis dão voz à campanha para disseminar os ODS.

Os ODS são um conjunto de 17 objetivos mundiais pactuados em 2015 em um amplo acordo intergovernamental de 193 Estados membros da ONU. Com foco no compromisso para o desenvolvimento social e econômico, fundamenta-se na “Agenda de Desenvolvimento”, que até 2030 prevê melhoras globais nas questões de saúde, água, educação, pobreza, aquecimento global, fome, saneamento, igualdade de gênero, energia, justiça social, urbanização e meio ambiente.

O desafio corporativo consiste em traçar atitudes que estejam alinhadas com os ODS, sem perder a lucratividade dos negócios, e Assis demonstrou aos alunos da Uninter que as ações e projetos desenvolvidos pelo Sicredi seguem esses princípios. Segundo ele, as ações atendem ao âmbito social, econômico e ambiental, fundamentado no propósito de “construir juntos uma sociedade mais próspera”. A regional sob responsabilidade de Assis tem sede em Curitiba e responde por 31 das 108 cooperativas do grupo.

Criada em 1902, em Nova Petrópolis (RS), o Sicredi é a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina. Possui mais de dois mil pontos de atendimento em 24 estados e no Distrito Federal. Com patrimônio líquido de R$ 23 bilhões, mantém um modelo de negócio sustentável por distribuir os dividendos em suas 108 cooperativas. “Este é nosso ponto chave. Por uma questão de geração e distribuição de renda, o modelo de cooperativas de crédito é sustentável”, afirma Assis.

De acordo com o gerente, suas diretrizes se afirmam num tripé que compreende relacionamento e cooperativismo (fortalecer o modelo de gestão de forma sustentável), soluções responsáveis (operar de maneira sustentável) e desenvolvimento local (promover transformações positivas nos locais onde está presente). Para manter as metas de desenvolvimento sustentável, o Sicredi mantém programas voltados à educação integral, financeira, cooperativa e de pertencimento, e também educação inclusiva e de diversidade, atendendo crianças, jovens e adultos.

Assis salienta que a instituição aplica os ODS ao seu modelo de negócio com diversidade de projetos e iniciativas internas. Crianças e adolescentes são assistidos nos programas em parcerias com secretarias municipais de ensino e que trabalha a pedagogia ativa com metodologias aplicadas a projetos, e outro que  proporciona a vivência do modelo cooperativista dentro das instituições de ensino.

Jovens podem ingressar em programas que estimulam o cooperativismo e a liderança, ou de engajamento e participação nas decisões da cooperativa. Há ainda iniciativas com o objetivo de fortalecer a cultura do cooperativismo entre os jovens. Já os adultos contam com um comitê que visa aumentar a participação feminina em cargos de gestão, com capacitação para exercer papel de liderança em suas comunidades e na própria instituição.

Outros programas são voltados para a educação financeira e abrange todas as faixas etárias, para incentivar uma cultura de trabalho mais humanizada e mais inclusiva, de conteúdos sobre finanças empresariais para os associados, de estímulo ao desenvolvimento econômico regional. Também há ações de doações de alimentos e produtos de limpeza, de apoio a projetos sociais que contribuam com o desenvolvimento sociocultural das comunidades da área de atuação da cooperativa.

Aos alunos da Uninter, o gerente do Sicredi pontuou, ainda, que as ações de responsabilidade social e sustentabilidade se estendem para além da instituição. Exemplos são o apoio ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e ao  Programa Brasileiro GHG Protocol, concedendo crédito para projetos sustentáveis de energias limpas.

O que fazemos de sustentável

A proposta da aula, realizada na metodologia telepresencial, era mostrar exemplos práticos do que são discutidos em sala de aula. A coordenadora do curso de Administração, Vanessa Rolon, ressaltou que desde 2019 são praticados no curso projetos laboratoriais voltados para o desenvolvimento sustentável, e consequentemente o atendimento dos ODS e a Agenda 2030, valorizando a formação dos egressos com esse perfil profissional.

Uninter participou do projeto Sesi ODS por intermédio dos projetos de extensão envolvendo os estudantes do curso, e no dia 25 de novembro recebeu um  selo reconhecendo as boas práticas na promoção dos ODS. “Ficamos muito mais motivados quando vemos estudos de caso como o do Sicredi, pois entendemos que é possível as empresas tomarem suas decisões de forma responsiva e colaborativa”, diz Vanessa.

Para o gerente do Sicredi, o investimento em boas práticas de responsabilidade social corporativa é um importante diferencial para se destacar diante da concorrência e colaborar de maneira prática com a sociedade. Ter ações reais que visam considerar o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade e do planeta, mantendo a transparência no acesso às informações  empresariais, gera impacto positivo e em cadeia, e todos acabam sendo  beneficiados.

A aula que contou com a participação de André Alves de Assis foi ministrada pelos professores Cora Catalina Quinteros e Ademir Bueno, acompanhados da coordenadora do curso.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Sandy Lylia da Silva - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Pinterest


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *