Uninter oferece 13 países para você se internacionalizar

Autor: Juce Lopes - Estagiária de Jornalismo

Fazer um intercâmbio é um dos maiores sonhos dos estudantes universitários. A possibilidade de conhecer outro país e conviver com uma cultura estrangeira agrega não apenas no seu currículo acadêmico, mas também traz experiências únicas de vida.

Possibilitar a realização desse sonho é o trabalho do Departamento de Internacionalização da Uninter. De 2012 a 2016, o setor fez parte do curso de Relações Internacionais da instituição. Atualmente, sob a coordenação de Sidney do Carmo Ferreira de Lara, está vinculado à Reitoria.

Os colaboradores do departamento dedicam-se a viabilizar acordos e convênios com instituições de vários lugares do mundo, que beneficiam alunos, professores e inclusive funcionários da Uninter.

Atualmente, existem 26 convênios e acordos com instituições de 13 países. Entre eles estão Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Portugal. Lá, os alunos podem cursar um período de sua graduação, desenvolver pesquisa, aprender outro idioma etc.

A Uninter não só envia como também recebe alunos de várias instituições. Até hoje, foram 33 estudantes, vindos da Colômbia, Espanha, França, Peru e México.

Muitas ações são realizadas no Departamento de Internacionalização. Desde a tradução de documentos oficiais da Secretaria Acadêmica e a orientação para alunos intercambistas, até o desenvolvimento do site Internacionalização, disponível nos idiomas português, inglês e espanhol. Nele, o aluno encontrará o Manual do Intercambista e também poderá conhecer todos os programas de intercâmbio da instituição.

“A Internacionalização busca a criação de redes de conhecimento, as quais almejam atingir e aprimorar a sua dimensão internacional, que ocorre pela troca de conhecimentos e saberes a partir da inter-relação de discentes, docentes, gestores e, não menos importante, de toda a comunidade científica”, afirma Sidney.

Programas de bolsas e intercâmbios

A Uninter disponibiliza cursos para os alunos, professores e funcionários. Para não perder os prazos de inscrição basta ficar atento no site da Internacionalização. Abaixo você confere os programas do departamento.

Bolsas Ibero-americanas: o programa do Banco Santander em parceria com o Grupo Uninter oferta anualmente 8 bolsas para alunos da graduação (presencial, semipresencial e de educação a distância). O aluno recebe uma bolsa de estudos no valor de três mil euros e pode estudar um semestre do seu curso em uma das universidades conveniadas. Neste ano, fazem parte universidades dos países Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru e Portugal. A aluna Daiane Marciano Jardim, do curso de Letras, foi uma das estudantes que participaram do programa no ano passado.

Curso de Espanhol: Para este curso, estão disponíveis 30 vagas. A duração é de 3 semanas, no Instituto Chileno de La Lengua, no Chile, e o aluno pode optar pelos módulos básico, intermediário ou avançado. Neste ano, o curso ocorre entre os dias 15 de julho a 02 de agosto, e é ofertado a toda a comunidade Uninter.

Curso de Inglês: as vagas para esse curso são limitadas. O aluno poderá optar pelos módulos básico, intermediário ou avançado. A duração é de 4 semanas e ocorre na Universidade de Missouri, na cidade de Kansas, nos EUA. O público-alvo desse curso é toda a comunidade da Uninter, ou seja, alunos, professores e funcionários. Há também o curso específico de inglês para professores, que é destinado para os alunos de pós-graduação em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa.

Intercâmbio Uninter: este programa é ofertado para os alunos de graduação eu querem estudar em universidades conveniadas com a Uninter. Nele, o aluno arca com os custos da viagem, exceto mensalidades da universidade de destino e custos da burocracia acadêmica.

Intercâmbio Mestrado Uninter: ofertado para os alunos de mestrado, o programa disponibiliza duas bolsas – uma por semestre. Os alunos classificados recebem a quantia de 1,8 mil euros, translado, passagem aérea internacional (ida e volta) e seguro viagem.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Juce Lopes - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Juce Lopes - Estagiária de Jornalismo


14 thoughts on “Uninter oferece 13 países para você se internacionalizar

  1. Boa tarde, gostaria de obter mais informações, quero cursar um curso de graduação, resido no sul da Itália. Não tenho possibilidade de ir até uma cidade distante para fazer as provas. Estou muito interessada mais se possível, gostaria de esclarecer algumas dúvidas.

  2. Ola pretendo viajar para trabalho nos EUA E QUAL CIDADE DOS EUA QUE TEM POLO DA UNINTER NO ENTANTO EU ESTOU CURSANDO NA UNINTER AQUI NO BRASIL

    1. Oi, Letícia. Não momento não dispomos de polo no Canadá, mas a instituição segue o seu projeto de expansão e, quem sabe, em breve tenhamos novidades a respeito. Se houver, publicaremos por aqui.

  3. Olá, pretendo cursar bacharelado em Ciências Biológicas na Uninter. Existe alguma oportunidade de estudo no exterior pela Uninter, nesta área? Outra coisa, mesmo sendo uma graduação à distância, existe algum programa de pesquisa do qual possa participar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *