Quer viajar o mundo e mudar de vida? A Daiane diz como fazer

Autor: Juce Lopes - Estagiária de Jornalismo

Quando Daiane ingressou na universidade, em 2016, para estudar Letras-português na Uninter, não tinha ideia de que o curso um dia seria o passaporte para uma viagem cheia de novidades e aventuras que transformariam a sua vida. Hoje Daiane Marciano Jardim está no último período do curso, na modalidade de educação a distância. Aos 27 anos, é redatora e escreve para sites de turismos e de ensino e também dá aulas de português para estrangeiros.

Assim que se formar, pretende se especializar no ensino de português como língua estrangeira. Mas esse direcionamento na carreira só começou a ganhar forma quando ela decidiu concorrer a uma das nove vagas do programa Bolsas Ibero-americanas Santander Uninter, para estudar fora do Brasil.

Vinda de família humilde e residente da pequena cidade de Itapeva (SP), Daiane sempre enxergou a possibilidade de estudar em outro país como algo muito distante da sua realidade. Quando apareceu a oportunidade de conseguir uma bolsa com ajuda de custo, não hesitou em buscar aquilo que ela considerava ser sua única chance de fazer um intercâmbio.

O sonho de cursar Letras em Portugal levou Daiane a ser uma das 1.143 pessoas inscritas na edição de 2017. A concorrência de 127 candidatos por vaga fez com que ela se preparasse com afinco para encarar cada etapa da disputa: seguiu à risca o edital do programa, pesquisou a universidade onde pretendia estudar, leu sobre as experiências dos contemplados das edições anteriores e focou nos estudos para construir uma boa trajetória acadêmica. Apesar do nervosismo se fazer presente em cada etapa, Daiane se sentia preparada para o desafio.

“A etapa mais difícil foi a entrevista, porque foi a última, e senti que ali era o passo final para eu agarrar a oportunidade dos meus sonhos. Por fim, a entrevista foi tranquila, me senti bem, mas, com certeza, foi a etapa que mais me deixou ansiosa”, relata.

No dia em que saiu o resultado dos aprovados, ela estava acompanhando sua mãe, que tinha ido fazer um exame no hospital. Enquanto esperava, decidiu acessar o site para conferir o resultado final. O fato de estar em um local público não inibiu sua manifestação de felicidade extrema ao ver seu nome na lista dos contemplados pela bolsa.

“Foi um dos melhores momentos da minha vida. Chorei muito, contei para minha mãe, para meus amigos, e fiquei extasiada por finalmente ter a oportunidade de realizar o maior sonho da minha vida: estudar em Portugal”.

Em fevereiro de 2018, Daiane desembarcou pela primeira vez no velho mundo para passar um semestre na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Era sua primeira viagem internacional. A estudante ficou impressionada diante de todas as belezas que a cidade exalava e outro desejo despertou dentro dela: o de conhecer outros países da Europa.

Para dar início a essa empreitada, Daiane precisou novamente se dedicar: passou a pesquisar formas de viajar pela Europa de maneira mais barata, além de economizar tudo que podia para suas viagens. Economizou no transporte, sempre que podia se deslocar pé, o fazia. Nas viagens, quando possível, optava pelo ônibus, que é a maneira mais barata de se viajar na Europa. Se fosse de avião, levava apenas uma mochila para não ter o gasto de despachar malas.

Para se hospedar, utilizava o Couchsurfing, um site com cadastro de pessoas que oferecem hospedagem gratuita para turistas. Quando não conseguia pelo site, ficava em hostels, opção mais barata do que os hotéis tradicionais. Ambas as modalidades permitem que o hóspede cozinhe, o que também gerou economia nos gastos com alimentação.

As viagens ocorriam sempre nos finais de semana ou em feriados prolongados, para não atrapalhar seus estudos. Algumas também foram feitas após o término das aulas. Foi assim que Daiane colocou em sua lista de países conhecidos Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália e Suíça.

“Gosto muito de arte e literatura e nesses países aproveitei para conhecer os lugares com que sempre sonhei e que antes só via nos livros ou na internet, como o teatro Shakespeare’s Globe em Londres, a casa de Anne Frank em Amsterdam, o Museu do Louvre em Paris, a famosa casa do Goethe em Frankfurt, entre outros. Viajei no estilo mochilão, me aventurei e vivi todos os sonhos que um dia tive”.

Ao voltar para o Brasil, trouxe em sua bagagem experiências que ficarão para o resto da vida. Morar em outro país e conviver com outras culturas fez Daiane sair de sua zona de conforto e amadurecer, o que a transformou profundamente como pessoa.

“O intercâmbio foi mais que uma oportunidade acadêmica, foi uma oportunidade de vida. A cada dia, a cada nova paisagem, pude aprender com aqueles que conheci pelo caminho, com os lugares, e tudo isso me fez crescer como ser humano”.

Para os alunos de graduação da Uninter que desejam participar do programa de Bolsas Ibero-americanas Santander, Daiane deixa seu conselho: “Confie em você mesmo e dê o seu melhor em cada etapa. Construa uma boa trajetória acadêmica, dedique-se aos estudos e pesquise muito. Leia os editais com atenção e pesquise sobre o país e a universidade de destino. Afinal, viver e estudar fora é algo sério e que envolve muita preparação, então prepare-se da melhor forma possível, confie e faça seu melhor”.

Polo Itapeva

Daiane recebeu todo o auxílio necessário do Polo Uninter Itapeva (SP), tanto para tirar dúvidas que surgiram durante as etapas do intercâmbio quanto para o levantamento da documentação necessária para se inscrever na Universidade do Porto.

“A equipe Uninter é nota 10! Acredito que todos que já foram bolsistas do Santander pela Uninter compartilham do mesmo sentimento de pertencer a uma faculdade que nos apoia e que nos ofereceu todo auxílio necessário para a preparação do intercâmbio. Nunca nos sentimos abandonados e seremos eternamente gratos pela oportunidade que recebemos”.

Couchsurfing

O site já possui mais de 4 milhões de usuários e o seu objetivo é criar uma rede entre viajantes para que todos possam economizar com a hospedagem em suas viagens. Outro grande diferencial que o uso desse serviço dispõe é a do anfitrião levar o seu hóspede para conhecer os pontos turísticos e lugares que ele julgue interessantes da cidade.

Daiane fez pesquisas sobre o site antes de utilizá-lo pela primeira vez e muitos amigos recomendaram a plataforma. Após ter experimentado o Couchsurfing várias vezes, ela afirma que é um site seguro, nunca teve nenhum problema com os seus anfitriões e sempre foi muito respeitada.

Para se precaver, ela conta que analisava bem o perfil dos anfitriões antes de enviar uma solicitação e sempre se hospedava com mulheres que tinham referências.

“Na minha última semana em Porto resolvi ser anfitriã e recebi em meu apartamento uma polonesa. Alguns meses depois ela veio para o Brasil e pretendo visitá-la na Polônia em breve. Foi uma grande amiga, entre outras pessoas que ainda mantenho contato, que ganhei graças ao Couchsurfing. É muito legal conhecer uma cidade junto com um nativo, eles me davam dicas de ouro e que me ajudaram muito”.

 Dicas de viagem

A partir de suas viagens surgiu a ideia de criar uma página na web: medium.com/melanciasemsemente. Ali Daiane compartilha nos seus textos as experiências vividas no intercâmbio e dá dicas de viagem, para que mais pessoas possam conhecer mais lugares com o mínimo de dinheiro possível.

“Tento contar os roteiros através de narrativas, de uma forma mais pessoal e com algumas histórias que me aconteceram, para deixar tudo o mais humanizado possível”.

Daiane pretende continuar suas andanças pelo mundo e já está com viagem marcada para o final desse ano. Mais uma vez, o que a levou foram os estudos. Ela conquistou outra bolsa, desta vez para cursar espanhol em Valladolid, na Espanha.

“Todos os anos a Fundacion de la Lengua Española seleciona alunos que estudam espanhol ao redor do mundo para um curso de duas semanas e eu fui selecionada para uma das vagas. A Espanha é maravilhosa, as pessoas são incríveis, viajei por todas as cidades do Norte, e depois Barcelona e Madrid, e não vejo a hora de voltar e conhecer o Sul e fazer mochilão em outros países que ainda não conheço”.

Bolsas Ibero-americanas

As inscrições para concorrer a uma das oito bolsas de 2019 estão abertas até o dia 7 de agosto. Universidades dos países México, Chile, Espanha, Colômbia, Peru e Portugal fazem parte da parceria com a Uninter neste ano, que já conta com mais de 2 mil inscrições efetuadas. Os detalhes e edital do programa estão disponíveis no site www.uninter.com/bolsasantander/

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Juce Lopes - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo Daiane Jardim


1 thought on “Quer viajar o mundo e mudar de vida? A Daiane diz como fazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *