Uma “cidade” de colaboradores faz da Uninter uma gigante da educação

Autor: Jaqueline Deina - Estagiária de Jornalismo

Quando alguém se refere à Uninter como uma gigante da educação, não está apenas usando uma força de expressão. Esse gigantismo está expresso em números. São cerca de 230 mil alunos da educação presencial, semipresencial e a distância vinculados aos 669 polos de apoio presencial instalados em todos os estados e no Distrito Federal.

Imagine a estrutura necessária para dar conta de um atendimento de qualidade e uma educação de excelência a cada um desses estudantes. Para dar conta dessa missão, a Uninter conta hoje com 2.090 colaboradores. Só para se ter uma ideia do que isso significa, esse número é maior do que a população de 87 municípios brasileiros, segundo o Censo 2010.

É como se toda a população de uma cidade como Serranos (MG) estivesse mobilizada para cuidar do bom funcionamento da instituição que garantirá a formação superior de toda a população de uma cidade como Camaçari (BA). Ou, se todos os habitantes de Turmalina (SP) estivessem numa força-tarefa pela educação de todos os moradores de Embu das Artes (SP).

Dá para imaginar o tamanho da organização necessária. É preciso pensar em cada detalhe de todos os processos internos, a fim de administrar, gerir e fortalecer o capital humano da instituição, garantindo que estes estudantes recebam, além de um ensino de qualidade, uma equipe de atendimento preparada.

Em 2018, cerca de 2,5 mil pessoas passaram por testes, bancas ou entrevistas para conquistar uma vaga na Uninter. Uma média de dez pessoas por dia útil do ano. Dentro deste número, estão as 500 inscrições nos 60 editais de seleção de professores, que resultaram em 250 bancas realizadas e na contratação de 62 docentes. Para as demais áreas, foram mais de 500 contratados.

Já no primeiro trimestre de 2019 são 232 novos colaboradores, 74 bancas e 35 professores contratados, de diversos departamentos. Entre janeiro e abril deste ano, quase mil pessoas passaram por algum tipo de seleção na Uninter. Segundo o coordenador da área de Desenvolvimento de Pessoas, Christiano Lopes Affonso, chegam por mês cerca de 500 currículos via e-mail.

Para cuidar de tanta gente, o departamento de Gestão de Pessoas desempenha um trabalho meticuloso. Dentre as tantas responsabilidades atribuídas a esse departamento estão as admissões, pagamentos, benefícios, treinamentos, elaboração de políticas internas e, o mais importante, o desenvolvimento das pessoas.

Christiano reforça o compromisso da instituição com a responsabilidade social e a inclusão. “Somos uma empresa inclusiva, temos 95 pessoas com deficiência trabalhando nos mais diferentes setores da empresa, e 39 jovens aprendizes.” Além disso, ele explica que sua equipe presta suporte para as 123 áreas da Uninter, desde gestores a colaboradores, com avaliações de experiência, feedbacks, políticas e procedimentos.

Para cuidar das pessoas da melhor forma, o departamento se divide em algumas áreas de atuação, sob o comando do gerente Joel Ziemann Ferruci. São elas: Desenvolvimento de Pessoas; Recrutamento e Seleção; Programa de Inclusão Social Uninter; Processos e Qualidade; SESMT e Medicina do Trabalho.

A atuação de cada setor

O desenvolvimento de pessoas está diretamente ligado ao planejamento estratégico da instituição, focando no desenvolvimento, crescimento pessoal e profissional dos colaboradores. Uma das atividades mais comuns realizadas por essa área é a integração admissional, que acontece às segundas-feiras na sede Corporativa do Grupo Uninter, em Curitiba (PR). Além de dar as boas-vindas, é uma oportunidade para esclarecer as dúvidas e colocar os colaboradores a par das normas e políticas da empresa.

Pensar no desenvolvimento dos colaboradores é essencial, mas, antes disso, o Recrutamento e Seleção é peça chave na hora de colocar a pessoa adequada em cada função. Esse departamento, que atua diretamente na área de Recursos Humanos, também presta consultoria a todas as lideranças do Grupo Uninter, auxiliando nos processos de contratação de pessoas, seleção interna, avaliação do período de experiência ou para promoções, feedbacks, resolução de conflitos, entre outros.

A psicóloga Elisandra Rudey Wolski é uma das analistas de recursos humanos da equipe e trabalha na contratação de professores. “Um dos diferenciais da Uninter, que eu percebo, é essa grande diversidade de pessoas e cargos nas mais diferentes áreas. É uma variedade de conhecimentos a que nós temos acesso, porque quando nós fazemos uma entrevista, aprendemos muito também”, explica.

Para Elisandra, o trabalho feito pelas analistas permite que elas se envolvam com a educação de uma forma indireta, afinal, são estes professores que farão parte da formação de milhares de estudantes em todo o Brasil. “Nós contribuímos para fazer a diferença na educação do país. Nos sentimos coparticipantes dessa missão da Uninter, assim como todos os colaboradores de cada setor, e isso é muito gratificante”, completa.

Juntamente com o Recrutamento e Seleção, o Programa de Inclusão Social da Uninter tem uma grande responsabilidade. A iniciativa propõe incluir pessoas e estimular a diversidade dentro da empresa e, com a parceria do IBGPEX, braço de responsabilidade socioambiental da instituição, trata da contratação e acompanhamento à pessoa com deficiência.

A analista Juliane Aguilera, responsável pelo programa, conta que trabalhar com a inclusão é um desafio sempre, pois as limitações dos candidatos são variadas. “Não podemos descartar um bom candidato apenas por que ele não se enquadrou ao ‘padrão’. Aqui na Uninter não focamos apenas em preencher cotas, mas sim no desenvolvimento e na capacitação desses profissionais”, reforça.

O programa oferta o Curso de Qualificação Vinculado. “Contratamos aquelas pessoas com maior dificuldade em entrar no mercado de trabalho, oferecendo um curso profissionalizante com duração de 2 anos e, ao final deste, podemos resgatá-la para uma vaga interna ou fazer com que a pessoa vá para o mercado mais preparada”, explica.

Depois de selecionar cada candidato, incluir e cuidar do desenvolvimento dos colaboradores, entra em cena o departamento de Remuneração, que cuida dos benefícios e salários. Esta área precisa estar atenta à Legislação Trabalhista e alinhada com o planejamento estratégico e de orçamento, buscando as possibilidades para oferecer uma remuneração atrativa e justa, avaliando cada cargo.

Pensando na empresa e na aptidão dos funcionários, a área de Processos e Qualidade é responsável por ensinar, treinar e aplicar técnicas especializadas. Nesse sentido, o setor promove a aprendizagem, adequação e melhoria dos processos internos, e mostra tudo o que os colaboradores precisam saber para executarem seu trabalho da melhor forma.

Por fim, mas não menos importante, o Serviço Especializado em Saúde, Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) é responsável por um conjunto de medidas que a instituição adota para identificar, avaliar e controlar situações de risco de acidentes e doenças ocupacionais.

É sempre pensando no bem-estar dos colaboradores que todos esses setores da Uninter atuam desde o primeiro contato. Cada um deles conta com uma equipe capacitada e preparada para recepcionar, selecionar, cuidar, desenvolver, capacitar e oferecer o melhor ambiente de trabalho, isto é, gerir pessoas.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Jaqueline Deina - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo UN


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *