Central capricha no currículo e faz a ponte entre o aluno e o empregador

Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

O seu currículo reflete quem você realmente é ou faz? Está faltando ou sobrando coisas? Agora, imagine se além de prepará-lo para o mercado de trabalho a instituição em que você está fazendo um curso superior também te orientasse a montar o seu currículo e ainda por cima te ajudasse a entrar no mercado de trabalho. E não é que esse lugar existe?

Comandada por Célia Regina Jede (foto), a Central de Carreiras fica no último andar do Edifício João Prosdócimo, onde fica o Campus Tiradentes da Uninter, no centro de Curitiba (PR). Encarregada de atender alunos, egressos e empresas, Célia faz muito mais do que só receber e encaminhar currículos.

Célia é responsável pela divulgação do departamento para empresas parceiras, para os alunos e polos de apoio presencial da educação a distância em todo o país, para que todos possam aproveitar os benefícios de ter uma plataforma como a Central de Carreiras.

Entre as atividades corriqueiras deste departamento estão o encaminhamento de currículos, a divulgação de vagas de emprego, o auxílio e treinamento para alunos e egressos de modo a refinar suas competências e habilidades para processos seletivos, quase atuando como um serviço de coaching.

“Às vezes o aluno chega com um currículo, conta a vida dele, e você percebe que aquele currículo não reflete quem ele realmente é. O nosso papel é entender o perfil dessa pessoa, qual o objetivo dela, e tentar mediar isso”, conta Célia.

O departamento nem sempre foi assim, ele sofreu diversas alteração desde 2015, quando Célia assumiu a direção. Com muito estudo e pesquisa para atender alunos da Uninter em todo o Brasil, 218 mil empresas parceiras já disponibilizaram vagas.

Existem algumas firmas que entram em contato diretamente com a Central de Carreiras para pedir especificamente por um determinado perfil de aluno para uma vaga, e não se cadastraram na plataforma. A solicitação é encaminhada para Célia, que passa então a buscar o estagiário certo para aquela vaga.

Com cerca de 15 mil alunos atualmente cadastrados na plataforma, a Central de Carreiras é um dos caminhos para quem precisa de um emprego ou estágio para continuar com sua graduação. O perfil do aluno Uninter é de um jovem adulto que trabalha, e com as idas e vindas das crises econômicas do país, esses alunos podem acabar precisando de uma recolocação no mercado de trabalho.

A CMA (Central de Mediação Acadêmica) tem participação no encaminhamento dos alunos até a Central de Carreiras. O estudante que informa a intenção de desistir do curso por ter perdido o emprego é direcionado para Célia, para que na Central ele encontre apoio para conseguir um novo posto de trabalho.

Célia também dá suporte e direcionamento para quem quer começar uma carreira, ajudando a perceber os objetivos a curto, médio e longo prazo para que os alunos tenham uma noção melhor do que desejam. “Tem que ter muito cuidado com o currículo, que é a primeira coisa que chega ao recrutador, principalmente com o ‘tripé’: objetivo, experiências profissionais e vagas que você já ocupou”, destaca Célia.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *