Uninter ganha o selo ODS 2020 pela Maratona Ecos do Brasil

Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) entregou à Escola Superior de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades da Uninter o prêmio Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) de 2020. Devido aos riscos de contágio pela Covid-19, a cerimônia de premiação aconteceu virtualmente através da plataforma de conferências Zoom, no dia 03.dez.2020.

O prêmio é entregue anualmente, como uma maneira de reconhecer as empresas que se dedicam à realização dos ODS’s definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). As empresas que recebem o selo são escolhidas através de uma banca examinadora da FIEP, que avalia os cases apresentados. A Uninter recebeu o selo ODS por ter realizado a Maratona Ecos do Brasil, projetada pelo professor Rodrigo Berté e coordenada pela professora Ivana Busato.

“Quando eu criei a Maratona Ecos do Brasil, na minha visão ela tinha que ter um destaque muito especial, que era abordar a biopirataria e o tráfico de animais. Trabalhei no combate dessa prática ilegal quando fui professor no pantanal, na década de 90. Tanto que na primeira palestra da maratona, abordei junto com o professor André Pelanda as linhas de tráfico no Brasil e as linhas de tráfico internacional”, diz Berté.

A Uninter tem a autorização da FIEP para usar o selo ODS nos cursos da Instituição, nos produtos acadêmicos, ou em qualquer outro produto vinculado à empresa. O diretor da Escola de Saúde destaca que essa foi uma vitória muito importante para o Centro Universitário.

“Esse é um prêmio muito cobiçado por todas as grandes empresas, receber da FIEP uma chancela dizendo que a empresa ou organização social contribuiu para propagar os objetivos do desenvolvimento sustentável”, comenta.

Ivana Busato, professora da Escola de Saúde, é a representante da Uninter no Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial. Ela comentou sobre os compromissos sociais que a Escola de Saúde Uninter firmou após receber a premiação.

“No dia da entrega eu participei de mesas virtuais, onde eu apresentei o projeto para outras empresas que também ganharam o selo ODS. Em 2021 vamos divulgar através da página Maratonas para o Desenvolvimento Sustentável, no Facebook, e vamos divulgar as ODS, para que esse selo traga retorno para a sociedade. A responsabilidade de uma instituição de ensino é fazer com que o conhecimento dos professores gere um retorno para a sociedade de maneira gratuita”, diz.

Rodrigo Berté garante que a responsabilidade da Escola de Saúde para com os ODS’s não termina com esse prêmio. Ele pretende criar uma cultura na Escola de Saúde, onde todos os anos serão apresentados diferentes cases. “A Maratona ecos do Brasil não para por aí, pois ela é um grande projeto para o qual eu vou buscar um aporte financeiro no próximo ano, faremos uma visita em todos os ecossistemas do Brasil. Vamos produzir vários vídeos e inserir nas nossas aulas, nos nossos eventos. Vou estabelecer 7 ecossistemas importantes para fazermos as visitações, buscando grandes referências positivas que os ecossistemas têm para contribuir com a biodiversidade brasileira”, relata.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *