Uninter encerra 2023 com 95 projetos de pesquisa em desenvolvimento

Autor: Gabriel Smaniotto – Estagiário de Jornalismo

O departamento de pesquisas acadêmicas da Uninter completou o ano de 2023 com 95 projetos formalizados sendo desenvolvidos em sues 18 grupos de pesquisa. O setor conta com 499 alunos que atuam de forma voluntária e 113 bolsistas, sendo 43 com bolsas de 100% e 70 com bolsas de 50%.

Estudos realizados pelos grupos de Mestrado em Educação (na área da inteligência artificial), da Escola Politécnica (em biotecnologia e energia renováveis), Escola de Saúde (em ciência da saúde e ciências ambientais) e Escola de Educação (análises na área da educação e EAD) foram destaques na produção científica da instituição.

Coordenadora de Pesquisa e Publicações Acadêmicas, Desiré Luciane Dominschek exalta a importância da participação dos alunos e voluntários para o futuro das ciências. “A atuação é formativa nos projetos de pesquisa, trabalhando a escrita científica, coleta e análise de dados de pesquisa, implementando a produção científica da área que ele escolhe”, diz.

Neste ano, a Uninter contou com 34 linhas de pesquisa que correspondem a todas as áreas e cursos da instituição. Os grupos de pesquisa são formados por pesquisadores, professores e alunos que trabalham em conjunto nos projetos de pesquisa em áreas específicas do conhecimento. Todos os grupos são avaliados e certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), contribuindo para o reconhecimento e financiamento de suas atividades.

“Esses grupos desempenham um papel importante no avanço da ciência e tecnologia no Brasil, promovendo a colaboração entre pesquisadores, a produção de conhecimento e o desenvolvimento de projetos de pesquisa inovadores”, ressalta Desiré.

Nos últimos dois anos, a Escola Superior de Saúde Única contabilizou o maior número de projetos, chegando a 37. Foram 19 em 2022 e 18 em 2023. A área de Mestrado em Direito foi a mais participativa, com a colaboração de 134 integrantes. Em relação aos alunos voluntários em todas as áreas, foram 1.076 participantes nos últimos dois anos.

Com relação a bolsistas, 2023 teve aumento de um bolsista em relação ao ano anterior. A Escola Superior de Saúde Única teve o maior número de estudantes, sendo 41 em 2022 e 34 em 2023, somando 75 bolsistas nos últimos dois anos.

Áreas de atividades científicas

  • Programa de Pesquisa Docente (PPD), regido pela resolução n.º 12/2015;
  • Programa de Iniciação Científica (PIC), regido pela resolução n.º 13/2012;
  • Periódicos científicos (publicações acadêmicas), regidos pela resolução n.º 09/2012;
  • Correções das questões dos cursos vinculados à Pós-Graduação;
  • Comitê de Ética em Pesquisa, regido pela resolução n.º 40/2012;
  • Programa de Monitoria, regido pela resolução n.º 04/2012;
  • Eventos científicos institucionais.

Projetos de destaque 2022 e 2023

  • Partidos políticos e financiamento – Dra. Karolina Mattos Roeder;
  • Estudo de perfil de governança e gestão em saúde – Dra. Ivana Maria Saes Busato;
  • Desenvolvimento de um biodigestor com controle inteligente – Dr. Marcos Baroncini Proença.
Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Smaniotto – Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: StockSnap/Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *