Uninter e Unimed promovem ação em prol da prática de atividades físicas

Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de Jornalismo

Você é o tipo de pessoa que, além de dedicar 10 horas por dia a seu trabalho ou estudo, abre mão do tempo livre para adiantar o que tem para fazer amanhã? Se você respondeu sim a esta pergunta, é bom rever seus conceitos, pois pode estar colocando sua saúde em risco.

A consciência de que precisamos nos preocupar com a saúde é cada vez mais crescente no mundo, e também ganha espaço no ambiente empresarial. Já não basta ser “só” competente, o profissional valorizado hoje em dia é aquele que tem aspecto saudável, que faz atividade física e que se mostra disposto e de bem com a vida.

Porém, não pense que as empresas estão deixando os colaboradores desamparados nesta empreitada. Elas estão criando alternativas e formas de incentivo que estimulam suas equipes a fazer exercícios e se manterem saudáveis. O mundo corporativo já está consciente da importância e da necessidade da qualidade de vida, pois ao criar melhores condições para o bem-estar dos colaboradores, os resultados da empresa também melhoram. Aquelas empresas que investiram mais cedo já começam a colher os frutos dessa nova consciência, comprovando que o profissional produz mais e melhor quando se sente bem, motivado e em condições de lidar com as pressões do trabalho.

Estudos comprovam que o sedentarismo, definido como a falta de atividades físicas regulares, está diretamente associado ao aparecimento de uma série de doenças, como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, colesterol elevado, entre outras. A inatividade física causa também fadiga no corpo, diminuição do tônus muscular, levando à flacidez, dores nas costas e no corpo, além de contusões com mais frequência.

Por outro lado, pessoas ativas apresentam maior disposição física, sensação de bem-estar e melhor estado de saúde. Os benefícios da prática regular de atividades físicas são conquistados diariamente e representam ganhos duradouros.

Podemos afirmar que o estilo de vida fisicamente ativo resulta numa força de trabalho mais saudável, mais produtiva e mais motivada. Além disso, verifica-se uma diminuição no risco de acidentes, o aumento da concentração e atenção, a diminuição do número de atestados médicos e afastamentos do trabalho.

 Qual o primeiro passo?

Antes de iniciar qualquer atividade, é preciso realizar uma avaliação física. Com os resultados dessa avaliação, pode-se direcionar as atividades às necessidades específicas do corpo, bem como trabalhar com segurança, certos de que estaremos contribuindo para melhorar a saúde e o condicionamento. Do contrário, o risco é aumentar o estresse por excesso de esforço, trazendo riscos ao organismo.

A Unimed Curitiba, em parceria com a Uninter, promove no dia 26.mai.2021 às 16hrs, o Desafio Saia do Sofá, palestra online sobre a importância da atividade física na saúde mental.

Inscrições através do link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *