Uninter é homenageada em publicação sobre notáveis personalidades paranaenses

Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica

A Uninter foi reconhecida como uma das grandes empresas do estado no 13º volume da série Vozes do Paraná: Retratos de paranaenses, lançado em 12 de setembro de 2022, em Curitiba (PR). Idealizada e escrita pelo autor e jornalista com seis décadas de profissão Aroldo Murá, a coleção ganha a cada ano uma nova edição com perfis sobre personalidades e instituições fundamentais à história e à formação do Paraná.

“Tenho uma admiração pelo Grupo Uninter porque conheço o perfil do professor Wilson Picler, que é um homem muito especial […] Ele é, talvez, o mais expressivo self-made man que conheço na vida empresarial do Paraná. Este material sobre a Uninter reflete este conceito”, diz o autor à CNU.

O chanceler e presidente da instituição, Wilson Picler, foi um dos perfilados do primeiro volume da série, lançado em 2008. O fundador da Uninter é também um dos Grandes Porta-Vozes do Paraná, laureado em 2018 pelo Instituto Ciência e Fé, presidido por Murá. A homenagem destaca os mais notáveis cidadãos que continuam a forjar a história e a cultura paranaense.

Na mais recente publicação, que também se propõe a resgatar e a registrar histórias do passado e do presente para a posteridade, Murá destaca o papel da Uninter pela educação brasileira. “Todos os anos, eu confirmo aquilo em que sempre acreditei: a Uninter escreve-se também na relação dos mais importantes centros universitários do país. O Ministério da Educação (MEC) é o melhor avalista da qualidade de ensino que a Uninter garante Brasil afora”, escreve.

“Este perfil destaca Wilson Picler como uma voz do Paraná, reconhecida à frente de uma instituição de ensino superior do porte da Uninter, como grande direcionador da instituição, das ações educacionais. O DNA da Uninter é o DNA do professor Wilson, e temos orgulho de poder executar as ações como empresa que correspondem ao olhar desse visionário que é o professor Wilson Picler”, comenta o diretor executivo da Uninter, Marco Eleuterio, sobre o reconhecimento do centro universitário na publicação.

A cerimônia ocorreu no Palácio Garibaldi, prédio histórico localizado no centro da capital paranaense. Os registros feitos pelo anfitrião contabilizaram a presença de cerca de 300 pessoas, reunindo os 15 homenageados na publicação e os sete novos diplomados Grandes Porta-Vozes do Paraná. A relação completa dos perfilados pode ser conferida neste link.

25 anos de conquistas e inovações

Grupo Uninter é o resultado de mais de duas décadas do professor Wilson Picler dedicadas à educação. Em 1996, Picler funda o Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX), capacitando educadores e profissionais de todos os cantos do Brasil. A Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter) é criada em 2000, ofertando cursos presenciais de graduação. Dois anos depois, é fundada a Faculdade de Tecnologia de Curitiba (Fatec), com o objetivo de oferecer cursos tecnológicos de curta duração.

No mesmo ano, é inaugurado o primeiro estúdio para a gravação de videoaulas. Já em 2005, é criada a Editora IBPEX, renomeada em 2013 para Editora Intersaberes, tendo lançado mais de 1.500 títulos acadêmicos para as mais diversas áreas da educação e impresso mais de 10 milhões de livros acadêmicos.

Com a fusão da Facinter e da Fatec, nasce o Centro Universitário Internacional Uninter em 25 de maio de 2012, por meio da portaria do MEC da mesma data. A instituição hoje está presente em mais de 700 polos pelo Brasil e em 12 unidades internacionais.

O centro universitário possui mais de 550 mil alunos formados, 1.700 colaboradores e mais de 400 cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e extensão, nota 4 (conceito de excelência) no Índice Geral de Cursos e nota máxima (5) para educação a distância atribuída pelo MEC. Em 2021, o grupo conquistou pelo 12º ano consecutivo o prêmio Top Educação e figurou entre as cinco melhores empresas para se trabalhar no Paraná por meio do selo Great Place to Work.

A mente à frente da Uninter

O professor Wilson Picler é graduado em Física, mestre em Engenharia Biomédica e doutorando em Engenharia Elétrica. O empresário foi laureado pela Câmara de Curitiba, em 2013, como cidadão honorário do município, de forma unânime entre os vereadores. Em 2015, a honraria foi concedida também em sua cidade natal, Guaíra (PR).

A Associação Comercial do Paraná concedeu em 2018 ao professor o título Cidadania ACP, destinado a personalidades que desenvolveram notáveis atividades em benefício e defesa das instituições nacionais e da democracia. Wilson Picler também recebeu os títulos de cidadão benemérito do Paraná, a insígnia Ordem do Mérito Judiciário Militar e o título de cidadão honorário de Ponta Grossa (PR), em 2022, pelos esforços em prol da democratização da educação.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Barbara Carvalho - Jornalista


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *