Uninter é agro! Cursos de Ciências Agrárias são apresentados em feira de SC

Autor: Evandro Tosin – Assistente de Comunicação Acadêmica

De sol a sol, chapéu na cabeça e botina no pé, o agrônomo é o profissional da terra. Mas se engana quem pensa que essa área de atuação se restringe ao campo. Engenheiros agrônomos, tecnólogos agrícolas, de administração rural e de paisagismo e jardinagem também encontram múltiplas oportunidades de atuação nas grandes cidades.

Nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2022 ocorreu o maior evento de agronegócio do sul catarinense, a 18ª edição do Campo Agroacelerador Cooperja, na cidade de Jacinto Machado. A Cooperja é uma cooperativa catarinense com mais de 50 anos de atuação. Com participação de várias empresas, além de transmissões ao vivo, o evento apresentou mais de uma centena de novidades tecnológicas no campo da agricultura.

E os cursos da área de Ciências Agrárias da Uninter marcaram presença. Além de um estande próprio da instituição, os coordenadores André Luiz Delgado Corradini e Maria de Fátima Marques Medeiros estiveram presentes no evento, divulgando os cursos e interagindo com os futuros estudantes.

Também marcaram presença alguns representantes de polos da Uninter na região sul de Santa Catarina: a diretora do polo de Sombrio, Valdete Homem; a gerente do polo de Araranguá, Adriana Martins; e a gestora de polos no sul catarinense, Alice Botega.

“Foi sensacional participar do 18° Campo Agroacelerador da Cooperja, do lançamento dos cursos de Ciências Agrárias da Uninter na região, com a presença dos coordenadores. Também foi uma honra receber a Edilene Steinwandter, uma das 100 mulheres mais poderosas do agro brasileiro”, comenta Alice Botega.

 Uninter é Agro

Lançada em 2022, a área de Ciências Agrárias da Uninter conta com cinco novos cursos de graduação na modalidade de educação a distância: Tecnologia em Agronomia; Tecnologia em Paisagismo e Jardinagem; Bacharelado em Engenharia Agronômica; Tecnologia em Administração Rural; Tecnologia em Agricultura.

“Nós, engenheiros agrônomos, podemos projetar construções rurais. A graduação também aborda a área das ciências biológicas, já que tratamos com seres vivos, as plantas e os animais. Ela aborda também a área de humanas, porque o agrônomo é um extensionista. Ele lida com as pessoas, com o público. Precisa orientar e coordenar quem trabalha com criações (gado, frango etc.), plantações e tudo mais”, explica Corradini.

“A administração rural, por exemplo, é baseada na administração propriamente dita, de grandes propriedades, fazendas, cooperativas. Não é necessariamente o trabalho direto no campo. Muitas vezes o profissional trabalha em escritórios”, pontua o coordenador.

“Já o paisagista tem o mercado das grandes cidades, capitais. Um mercado excelente. Em São Paulo se trabalha muito com paisagismo, com volume de recursos altíssimos, no caso dos jardins verticais, por exemplo. Esses cincos cursos abordam diversas áreas, na sua grande maioria no agronegócio, mas também fora. Tem para todos os gostos!”, afirma Corradini.

Entre os cursos, o Bacharelado em Engenharia Agronômica, com duração de cinco anos, oferece a possibilidade de registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) após a formação. Com o registro, é possível desempenhar atividades comuns à profissão, como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), Receituário Agronômico, entre outros.

Um dos destaques dos cursos da área é o “Projeto Aula no Campo”, uma iniciativa inédita da Uninter. Os alunos poderão conhecer várias cidades e regiões do Brasil, podendo entender como o engenheiro agrônomo atua em diferentes setores da produção agrícola, que são característicos de cada região. Com isso, o curso via transmitir aos estudantes experiências reais desses profissionais numa diversidade de contextos.

 A força do agro no Brasil

O agronegócio é um dos principais setores da economia nacional. Entre os meses de janeiro e setembro de 2021, o valor bens e serviços gerados pelo agro alcançou a marca R$ 238 bilhões, aumento de 10,8% em comparação ao período anterior, conforme dados do último relatório “PIB do Agronegócio Brasileiro” (clique aqui). A participação do agronegócio na economia representa quase um terço de toda a riqueza produzida no país.

Em relação ao mercado de trabalho, dentro do agronegócio o profissional pode atuar em quatro principais segmentos: insumos para a agropecuária, agropecuária básica ou primária, agroindústria (processamento) e serviços. O setor é responsável pela geração de 19 milhões empregos, o que representa 20% do mercado brasileiro.

No 3º. trimestre de 2021, a oferta de empregos na área apresentou crescimento de 10,24%, em comparação ao mesmo período em 2020, o que demonstra forte recuperação dos postos de trabalho após o impacto da pandemia. Com o setor em crescimento, a demanda por profissionais qualificados tende a gerar muitas ofertas de emprego.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin – Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *