Curso de Administração da Uninter ganha Selo Sesi ODS por projetos sustentáveis

Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um pacto global criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de erradicar a pobreza e alcançar um futuro próspero e sustentável até o ano de 2030. A ação, criada em 2015, é um acordo envolvendo 193 países comprometidos com 17 metas para proteger a natureza e contribuir para um mundo mais igualitário.

Para incentivar a promoção desses objetivos, a coordenação do curso de Administração da Uninter, juntamente com o NDE (Núcleo Docente Estruturante), resolveu implementar os 17 ODS nas práticas de Project Based Learning (PBL), que são os trabalhos práticos da grade curricular do curso.

Chamada de PEDS (Projetos de Extensão para o Desenvolvimento Sustentável), a iniciativa propõe difundir os ODS inserindo os alunos na questão social, possibilitando ações em nível de gestão que sejam capazes de promover o bem à comunidade na qual estão inseridos.

O PEDS iniciou em 2019, e naquele ano 16 projetos foram realizados, atendendo a 12 ODS com impactos diretos a mais de 600 pessoas, envolvendo a melhoria da gestão de 11 instituições. Em 2020, devido à pandemia, foram desenvolvidos 14 projetos internamente e em 2021 foram 5 projetos para difusão dos ODS. Nestes 3 anos, os resultados foram tão significativos que a Uninter recebeu o Selo Sesi ODS 2021, uma premiação que reconhece as instituições engajadas com a agenda 2030 da ONU.

A coordenadora do curso de Administração, Vanessa Rolon, afirma que a ideia de trabalhar com os ODS começou quando na disciplina de Responsabilidade Social e Empresarial a professora Maria Del Carmen realizava projetos sociais com os alunos para atender creches, casas de idosos e outras instituições.

“Ficava admirada com o depoimento dos alunos ao apresentar os trabalhos, era nítido que aqueles projetos de alguma forma mexiam com eles, levando-os à reflexão em termos de uma sociedade mais justa e igualitária. Foi então que em 2018, ao ler um artigo publicado pelo IPEA [Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada] sobre os ODS da ONU, pensei em implantar no curso projetos que atendessem aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, relembra a coordenadora.

Rafaela Almeida, professora que foi orientadora de alguns projetos, afirma que a sensação de ganhar o Selo Sesi é de estar contribuindo com a causa e o alcance da agenda mundial de desenvolvimento no estado do Paraná. “Ganhar o selo nos destaca pelo reconhecimento das boas práticas trabalhadas por nosso time de professores junto aos nossos docentes, elevando nosso centro universitário ao nível de outras instituições e organizações da sociedade civil que atuam em prol dos ODS”, ressaltou.

A professora Aline Purcote explica que elaborar projetos ligados às ações sociais ajuda o aluno de Administração a compreender que seu papel como gestor não é só zelar pela organização de uma equipe ou empresa, mas também contribuir em questões sociais que promovam o bem à comunidade da qual fazem parte.

“A nossa base de pensar é que os alunos precisam olhar para a empresa não só de forma interna, mas também externa. Como a minha organização impacta no meio onde ela está inserida? Como um gestor pode contribuir para o atingimento dos Objetivos Sustentáveis? É pensar dentro de sua área de atuação formas de contribuir e mudar um pouquinho o mundo, seja pensando nas pessoas que compõem a organização ou no contexto da comunidade”, exemplifica.

Projetos realizados

Dentre os projetos mais expressivos, destaca-se o PBL sobre inclusão social nas escolas, realizado em 2019. Os alunos apresentaram uma peça teatral para crianças entre 10 e 12 anos para conscientizá-las sobre os perigos da discriminação e exclusão dentro do ambiente escolar. Houve até um momento surpreendente, no qual uma garotinha de 11 anos se emocionou ao relatar que já sofreu bullying (você pode saber mais sobre esse projeto na matéria da CNU clicando aqui, e também para conferir outros projetos de 2019, aqui).

Outro trabalho que vale destacar é do PBL de 2021, realizado na UTA (Unidade Temática de Aprendizagem) de Operações, voltado para o desenvolvimento de uma cisterna produzida a partir de materiais recicláveis, em parceria com cooperativas de catadores. O objetivo era reduzir o acúmulo de resíduos gerados pelo descarte incorreto de garrafas PET, além de servir como alternativa para a coleta de água da chuva, principalmente em períodos de crise hídrica. O projeto abrangeu os ODS 6 – Água potável e saneamento; 10 – Redução das desigualdades; 11 – Cidades e comunidades sustentáveis e 12 – Consumo e produção responsáveis.

A cisterna é um depósito ou reservatório que serve para captar, armazenar e conservar a água, podendo ser água potável, água da chuva ou água de reúso. O estudante Luiz Gustavo da Silva, de 23 anos, afirma que motivação para desenvolver o trabalho foi devido ao racionamento de água que a cidade de Curitiba e região metropolitana vem sofrendo nos últimos dois anos, somado à questão da quantidade de material plástico sem destinação correta.

“Atualmente, não se tem muita informação sobre as cisternas. É um mercado bem desconhecido. Então, recebemos a ajuda de um representante comercial da empresa Tecnotri [empresa fabricante de cisternas] para nos auxiliar e completar informações sobre como é feito esse produto e a viabilidade do projeto”, explica Luiz.

“Fazer esse projeto contribuiu muito não só para minha formação como gestor, mas como pessoa e profissional do futuro. Quando iniciei o curso, a Administração pra mim era uma coisa voltada somente para a obtenção de lucro, mas hoje em dia não penso mais assim. A Uninter me passou uma visão diferente”, diz o aluno.

“Afinal, não adianta nada ter lucro se não tivermos qualidade de vida, pois tem recursos que extraímos do meio ambiente que causam danos à natureza. E nos dias de hoje, as consequências vêm à tona mais rápido do que antigamente. Então, acredito que essas são as exigências do profissional do futuro. É olhar para o impacto que a empresa causa na sociedade e no meio ambiente. É como se abríssemos bem os nossos olhos para o desenvolvimento de ações mais sustentáveis”, conclui Luiz.

É possível conferir todos os ODS na página oficial da ONU, aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo CNU e reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *