Uninter discute o futuro sustentável das cidades

Em busca de conhecimento e ações práticas sobre um futuro mais sustentável, a Uninter em parceria com o seu Global Hub promovem entre os dias 8 e 10 de setembro, às 19h30, o Global Meeting. O evento, on-line e gratuito, reúne autoridades nacionais e internacionais, que debaterão soluções responsáveis, sustentáveis e seguras para as cidades até 2030, conforme estabelece o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS11), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Entre os participantes estão o Gerente da Equipe de Sustentabilidade da Bloomberg Associates e mestre em Planejamento Urbano pela Harvard University, Jacob Koch, e o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que participarão juntos da mesa “Cidades contemporâneas: dilemas e soluções”.

A mesa tem como objetivo discutir os problemas atuais das cidades e a implantação de projetos de sustentabilidade, incluindo os de baixo carbono e estratégias da redução da emissão de Gases de Efeito Estufa, fatores essenciais para reduzir os impactos das mudanças climáticas.

“Realizar um futuro sustentável requer a contribuição de todos nós. É um prazer ter a oportunidade de discutir questões importantes que vão além de fronteiras geográficas e setores. Conexões estreitas entre a academia e o setor público são importantes para as cidades contemporâneas. Estou ansioso para compartilhar minhas experiências de trabalho com prefeitos, alunos, professores e comunidade para melhorar a qualidade de vida dos moradores e promover ambientes urbanos sustentáveis”, comenta Koch.

O evento também contará com a participação do empresário e designer instrucional Terry Terry, dos Estados Unidos, vencedor do Prêmio Comunidade Criativa de 2018, por seus esforços e papel na revitalização da Old Town de Lansing – listado no Registro Nacional de Locais Históricos como Distrito Comercial Histórico de North Lansing, capital do estado norte-americano de Michigan.

Para a professora Dinamara Machado, diretora da Escola Superior de Educação da Uninter e organizadora do evento, o objetivo do encontro é discutir, mapear e realizar ações para contribuir no êxito dos Objetivos do Milênio.

“Quando se discute a realização de ações a partir dos objetivos do Milênio, trabalha-se com o conceito transterritorial, ou seja, cada atividade humana, indiferente do lugar, impacta na vida dos outros em qualquer lugar do planeta. Somos seres planetários, convivendo com os mesmos recursos naturais, com multiplicidade cultural. Nos unimos ao apelo das Nações Unidas que buscam a partir dos Objetivos do Milênio erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e, assim, desfrutar de paz e prosperidade”, completa Dinamara.

Confira a programação completa:

Dia 08/09 – às 19h30

Mesa 1 – Urbanização inclusiva e sustentável

Participantes: Tharsila Maynardes Dallabona Fariniuk e Ariadne dos Santos Daher

Mediador: Alceli Ribeiro Alves

Serão apresentados alguns caminhos possíveis a partir da experiência concreta da cidade de Curitiba/PR e de um projeto elaborado em parceria com o município de Santos (SP). O entendimento de inclusão e sustentabilidade se apoia na concepção de “uma cidade para pessoas”, buscando soluções multidimensionais ancoradas na realidade local, coerentes com suas condicionantes e potencialidades. São premissas estruturantes os temas da mobilidade, sustentabilidade, identidade e coexistência; o compartilhamento dos espaços e de oportunidades; a inclusão da sociedade na viabilização das estratégias urbanas.

Mesa 2 – Cidades inteligentes na perspectiva do crescimento e desenvolvimento econômico

Participantes: Andrea Luiza Curralinho Braga e Terry Terry (EUA)

Mediadora: Pollyanna Rodrigues Gondin

A ideia é falar sobre questões fundamentais e que se ligam diretamente com as ODS, abarcando questões como direito urbano e o processo de participação da população no processo de urbanização inclusiva e sustentável, com o case internacional da General Motors, que investiu mais de um bilhão de dólares na revitalização do Old Town de Lansing.

Dia 09/09 – às 19h30

Mesa 1 – Cidades contemporâneas: dilemas e soluções

Participantes:

– Eduardo Pimentel, vice-prefeito de Curitiba.

– Jacob Koch, gerente da Equipe de Sustentabilidade da Bloomberg Associados (EUA).

Mediador: Rodrigo Mathias Rangel

Diante dos problemas enfrentados no espaço urbano, em especial, nos grandes centros, os convidados, ao fazerem um diagnóstico da situação urbana, apresentarão possibilidades de transformações a partir de suas experiências.

Mesa 2 – Cidades inteligentes e sustentáveis: espaço, sujeito e ação – a cidade das pessoas

Participantes:

– Luisiana Paganelli, arquiteta e urbanista, ciclista e entusiasta dos modais de transporte sustentável. Desenvolve pesquisa de doutorado na RMIT University de Melbourne, Austrália.

– Tyemi Bando, gerente de projetos do Governo do Estado do Paraná.

Mediadora: Giselle Dziura, arquiteta e urbanista com intercâmbio na Ecole d´Architecture Paris La Seine, França. Ciclista amadora e vivenciadora urbana.

As cidades são ecossistemas vivos, formados por pessoas, elementos naturais, inter-relacionados, interdependentes, indissociáveis e que estão em constante mudança e evolução. Neste contexto, a mesa abrirá duas lentes de discussão como forças de experiências inovadoras: a primeira será sobre o papel da governança para integrar e extrair benefícios dos novos modais de mobilidade urbana; e a segunda trará a experiência do projeto e como criar a inovação baseado na informação do usuário.

Dia 10/09 – às 19h30

Mesa 1 – Preservar o passado e o futuro: duas atitudes distintas. A experiência italiana de preservação da memória e o plano municipal de Curitiba de adaptação e mitigação às mudanças climáticas (PlanClima)

Participantes: Gisele Medeiros e Edoardo Milesi

Mediador: Norimar Ferraro

Para construir o futuro é preciso preservar o passado, a sua cultura, aquela parte imaterial de que a matéria nos pode falar. História e memória são a substância da identidade de uma comunidade. A identidade, como a história e a memória, não é um fato, mas um fazer, um processo, uma construção sempre novos, embora de uma novidade condicionada. Seis milhões de edifícios abandonados na Itália, pelo menos três pertencentes à igreja.

Entre eles estão os bens comuns que correspondem aos recursos coletivos reservados pelos nossos ancestrais e cuja regeneração pode implicar uma necessária transformação social. Por outro lado, as questões relativas ao clima e as ações necessárias para se ter uma cidade neutra em emissões e resiliente ao clima até 2050, requer um esforço coletivo e integrado, ações políticas e sociais, de curto, médio e longo prazo. O PlanClima curitibano propõe 20 ações prioritárias e regulamentação para edificações adaptadas às ameaças climáticas, e incentiva a eficiência energética.

Mesa 2 – Cidades para quem?

Participantes: Renata Adriana Garbossa Silva e Alceli Ribeiro Alves

Mediadora: Valéria Pilão

As cidades devem ser espaços para a fruição e realização dos indivíduos que nelas habitam. Nesse sentido, os palestrantes irão abordar quem e como é possível desfrutá-la, bem como discutirão sobre os documentos internacionais e nacionais que buscam promovê-la de maneira igualitária. As discussões acadêmicas consolidadas e que almejam explicá-la também serão trazidas ao debate.

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *