Uninter Chapecó mobiliza estudantes e colaboradores para doar sangue

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

A campanha Junho Vermelho, marcada pelo Dia Mundial do Doador de Sangue no dia 14, se tornou ainda mais necessária após a explosão da Covid-19 pelo mundo. Com as superlotações dos hospitais, os níveis dos estoques de sangue caíram e a importância da solidariedade para salvar vidas só aumentou. Pensando nisso, o polo da Uninter em Chapecó (SC) realizou uma ação em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) no último mês.

No município, está situado o Hospital Regional do Oeste (HRO), que atende cerca de 1,3 milhão de pessoas da região oeste catarinense, sudoeste do Paraná e norte e noroeste do Rio Grande do Sul. Com as baixas do banco de sangue e solicitações de doação realizadas pelo HEMOSC, a equipe da Uninter decidiu mobilizar os mais de 600 acadêmicos que possui.

“A Uninter tem um papel social muito importante. Fazíamos essa ponte entre o HEMOSC e agendamos horários com os nossos acadêmicos. Tivemos muitas pessoas interessadas, foi muito especial, com o objetivo de envolver os alunos e empresas parceiras, em uma ação social de importância muito grande para a sociedade” diz a gestora do polo, Andréia Demossi.

Orientador educacional de Teologia Bíblica Interconfessional e responsável comercial da unidade, Cleberson Schneider conta que “no próprio site do HEMOSC tem uma medição de quais tipos de sangue faltam. A gente teve uma superlotação por causa da Covid, por ser um hospital regional, onde as cidades trazem as pessoas para cá. Então, havia essa demanda”.

As redes sociais e os grupos com estudantes foram movimentados durante todo o mês. O polo também contou com divulgações em uma rádio local e postagens realizadas por acadêmicos que atuam como influenciadores digitais. Além disso, a campanha atingiu colaboradores de empresas parceiras e fiéis de igrejas da cidade, que podiam agendar horários individuais e compartilhavam os momentos nos perfis pessoais, para disseminar a ideia e atrair ainda mais doadores.

O HEMOSC disponibilizou os dias 28 e 29.jun.2021 para doações em grupos, com todas as medidas de segurança que o período de pandemia determina. No entanto, o orientador lembra que na metade do mês os níveis de estoques já estavam bem altos. Cleberson foi até o local com a estudante de Administração Keythleen Ambrosio e a egressa de Pedagogia Thaisa Giacomelli, que hoje também é colaboradora na secretaria do polo de Chapecó.

Thaisa já é doadora há dois anos e diz que começou a doar porque gosta muito de ajudar as pessoas. “Agora, enquanto colaboradora, participar dessa ação foi muito bom, porque é um incentivo maior para os alunos da Uninter, para que também façam a parte deles, participem, ajudem. Isso me faz sentir uma pessoa mais humana, sempre foi e continuará sendo um ato de amor e carinho”, conclui.

Atualmente, o HEMOSC apresenta estoque adequado para todos os tipos de sangue, exceto pelo “O negativo”, que aparece em nível reduzido. Os agendamentos para doação podem ser realizados pelo site da instituição, nas cidades catarinenses de Chapecó, Florianópolis, Joaçaba, Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul, Criciúma, Lages e Tubarão.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *