Uninter capacita profissionais para uso dos LAPADs

Autor: Natália Schultz Jucoski - Assistente de Comunicação Acadêmica

Nos dias 13, 14 e 15 de março, professores e técnicos de laboratório de diversas regiões do Brasil, tiveram a oportunidade de se integrar à Uninter. Foram aproximadamente 45 profissionais que conheceram as instalações do Centro Universitário em Curitiba. A capacitação fez parte de uma ação para operação dos mais de 40 Laboratórios Presenciais de Apoio Didático (LAPADs) que a Uninter oferece ao redor do país, reforçando o compromisso da instituição com a qualidade do ensino e da segurança laboratorial na formação acadêmica.

Arthur Ferreira veio de Recife para participar da ação. Ele é técnico de laboratório e ficou muito grato pela oportunidade: “Está sendo uma experiência incrível conhecer outras pessoas de outras regiões, é uma oportunidade única”.

A iniciativa da Escola Superior de Saúde Única (ESSU) serve para qualificar esses profissionais para que possam operar e garantir o pleno funcionamento dessas estruturas. Os profissionais receberam as boas-vindas do CEO do grupo Uninter, Marco Eleutério; do vice-reitor, Jorge Bernardi; do pró-reitor de graduação, Rodrigo Berté; e do pró-reitor de pós-graduação, Nelson Castanheira.

O diretor da ESSU, Cristiano Caveião, destacou a importância do momento de recepção dos técnicos de laboratórios e professores. “Esse é o momento de integração para eles conhecerem a dinâmica de funcionamento da instituição, da escola e das particularidades de cada um dos nossos cursos, que são ofertados na metodologia semipresencial”, reforça.

A ocasião foi uma oportunidade de os profissionais entenderem o funcionamento dos cursos e da aplicação da aula prática, melhorando o direcionamento do atendimento aos alunos. Além dos professores, o time do suporte técnico irá preparar as aulas, separar insumos e ajudar o professor que está ministrando sua aula em um dos LAPADs.

Para a coordenadora nacional de LAPAD, Aline Ianoski, é fundamental que esses espaços se mantenham em um alto padrão e com pessoas capacitadas para operá-los. “Quem passa essas informações [sobre a manutenção dos laboratórios] para a gente são os técnicos de laboratório, das necessidades de cada equipamento para que a gente possa garantir essa qualidade e essa padronização das aulas práticas em todo território nacional”, destaca. Os LAPADs estão disponíveis para as aulas de estudantes de cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição.

Aline também apresentou aos profissionais a equipe e coordenação de laboratórios e infraestrutura da Uninter. Além disso, a professora Oriana Gaio apresentou a coordenação administrativa e Izabelle Garcia apresentou a coordenação acadêmica nacional de LAPAD. Helenice Jamur fez ainda uma palestra sobre o Departamento de Permanência e Atendimento Acadêmico.

Os profissionais também puderam conhecer um pouco da cidade de Curitiba e fizeram um tour pelos estúdios e infraestruturas da Uninter. O sábado foi dia de treinamento específico com os professores de cada curso, de coordenação de práticas, de estágio e de coordenação de TCC. Para finalizar, houve um treinamento de metodologias ativas de ensino.

A ação promoveu o alinhamento entre teoria e prática, proporcionando uma capacidade que contribui cada vez mais para o desenvolvimento de competências que impactam diretamente a qualidade do ensino e a formação dos futuros profissionais da saúde.

“Essa integração presencial em Curitiba é fundamental para que nós tenhamos cada vez mais qualidade no nosso processo de trabalho dentro da Escola Superior de Saúde Única”, finaliza o diretor da ESSU.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Natália Schultz Jucoski - Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Natália Jucoski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *