Uma reflexão sobre como a tecnologia altera nossas relações sociais

Autor: Ana Oliveira - Estudante de Jornalismo

Vivemos imersos na “sociedade da informação”, já que nossas relações sociais estão cada vez mais condicionadas às ferramentas tecnológicas que promovem a comunicação. O acelerado progresso tecnológico das últimas décadas vem revolucionando as trocas de informação entre as pessoas.

Em artigo O papel da tecnologia no contexto social, publicado no Caderno Intersabereso pesquisador Aquicélio Antônio de Oliveira Junior, graduado em Filosofia pela Uninter, se propõe a “estudar como a tecnologia da informação pode influenciar as relações sociais e a vida acadêmica do sujeito, alterando a relação ensino-aprendizagem”.

O autor destaca que a partir da Revolução Industrial, no século 18, as tecnologias foram sendo desenvolvidas de forma muito acelerada, de modo a se tornarem o suporte predominante de toda estrutura econômica e social. No século 19, sua influência diminuiu as distâncias entre as pessoas, possibilitando o compartilhamento de diferentes ideias e conhecimentos em escala global.

Com o surgimento e a propagação da internet, possibilitou-se o acesso a uma imensidão de conteúdos sobre os mais diversos temas, proporcionando maior independência na busca por informações. Podemos identificar isso no trabalho, ao fazer reuniões com os participantes que estão em cidades diferentes, por exemplo, mas também no consumo e demais hábitos da sociedade. O contato está mais rápido e fácil, e nos acostumamos a realizar as atividades instantaneamente e em poucos cliques.

“No século 21, com a facilidade de acesso a diversas tecnologias, é difícil encontrar algum jovem ou até mesmo pessoas com mais idade que não tenha ao menos um celular ou computador. Se acede às informações sobre o que está acontecendo no mundo, e tem-se acesso a elas pouco tempo depois do fato ocorrido”, descreve o autor.

Segundo a pesquisa, no que diz respeito “à influência da tecnologia no cotidiano em ambientes como escolas, universidades”, desde que se notou sua influência na formação do sujeito “é preciso estar atento a possíveis problemas, como por exemplo o desvio do foco de atenção em sala de aula”. As reflexões em torno do assunto tecnologia e educação geram preocupação com o impacto que as mudanças tecnológicas podem causar no processo de ensino-aprendizagem.

Não temos noção de onde chegaremos com o avanço da tecnologia, mas é preciso que estejamos preparados. Nas palavras do autor, “é impossível controlar a tecnologia, pois a mesma está em constante evolução e mudança e não podemos acompanhá-la”. A forma como a utilizamos produz benefícios e desafios. É fundamental refletir sobre quais são os impactos causados em nossas vidas.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ana Oliveira - Estudante de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *