Uma oportunidade para fazer a diferença na vida de alguém

Autor: Valéria Alves - Assistente multimídia

Qual é a diferença que você tem feito no lugar em que você está? Esse foi o questionamento levantado pela sócia gestora do polo da Uninter de Joinville (SC), Daniela Henschel, e por Brandel Junior, fundador e voluntário do Centro Resgatte de Transformação Social (foto).

Ambos possuem uma missão muito importante e que com certeza faz toda a diferença em nosso meio: a de transformar e ajudar milhares de vidas através de projetos e ações sociais. E é por isso que eles se juntaram em uma live no dia 2.jun.2020 para falar sobre dois deles: O “As doações não podem parar”, e o “Livros que Aquecem”.

O primeiro projeto citado une doze instituições sociais de Joinville com o objetivo de arrecadar doações de itens de higiene, cobertores, alimentos, valores em dinheiro e serviços que irão ajudar e permitir que as mesmas continuem funcionando e o seu atendimento não precise ser interrompido.

Por causa da crise provocada pelo Coronavírus, o número de doações caiu consideravelmente, então nesse momento é muito importante sensibilizar as pessoas para que elas contribuam com essas instituições que atuam na cidade e são essenciais para muitas vidas.

Sabendo dessa iniciativa, Daniela decidiu se unir a essa causa através do “Livros que Alimentam”, projeto que acontece na Uninter desde 2015. Nele, você pode trocar 1 kg de alimento por um livro.

“Quando nós ficamos sabendo dessa proposta de estar unindo essas doze instituições para um bem comum, não tinha como nós da Uninter não estarmos nos voluntariando e abraçando essa causa também”, explica ela.

Para que a Uninter esteja sempre engajada com a sociedade, os polos recebem livros a mais para serem doados e usados em trabalhos sociais. Portanto, as pessoas que fizerem doações para esse projeto em específico, poderão escolher entre um dos livros didáticos, sem risco de ficar sem no dia da troca. As doações serão destinadas as doze entidades do projeto “As doações não podem parar”, sendo um dos organizadores Brandel Junior.

Há livros de todas as áreas, incluindo liderança, pedagogia, esportes, logística, entre outros, então você poderá ficar com o de sua preferência. “O polo de Joinville (SC) do Centro e também de Bucarein (SC) estão caminhando para sua nona edição. Na última edição, foram arrecadas mais de meia tonelada de alimento, justamente pela população entender a grandiosidade desse projeto”, afirma Daniela.

Além dos itens que já foram citados, é possível também fazer doação de ração, pois entre as instituições acolhidas pelo projeto, há entidades que atendem animais. Dentro do projeto Livros que Alimentam, também há o projeto Livros que Aquecem, onde invés de alimento, você pode trocar um agasalho por um livro. Em 2017 por exemplo, foram arrecadas mais de 5.000 peças de roupa.

“Nem todos os polos iniciam essa campanha ao mesmo tempo. Começou em Joinville, fomos pioneiros em 2015 e depois ela foi replicada para o restante do país. Ela não inicia no Brasil inteiro, mas em diversas regiões do país, de norte a sul”, explica Daniela.

Outras maneiras de contribuir e mais informações

Para colaborar com o projeto “As doações não podem parar”, você pode entrar em contato com o número (47) 99270-5779. Em seguida, você irá receber uma relação de entidades que pode ajudar e como o fazer.

Quanto ao “Livros que Alimentam”, além do polo de Joinville, também é possível fazer a troca no polo de Blumenau, por exemplo.

Além disso, “se você quer ser um ponto de troca, você pode ligar para o polo para fazer algo pontual. Se você trabalha nesse ramo voltado aos cuidados com animais e quer ser um ponto de troca, também pode”, informa a gestora.

Em Joinville, o projeto se iniciou no dia primeiro de junho e vai até o dia 30 de julho. Se a doação for de roupa/agasalho, é aconselhável trazer ainda no mês de junho.

Para essas e outras informações sobre como fazer as doações e quais são os locais disponíveis, você pode entrar em contato pelos números: (47) 3027-2202 (Bucarein) ou (47) 3027-2200 (Joinville). Você também pode assistir a live completa clicando aqui para saber mais. Não deixe de contribuir e fazer o bem!

Quais são as doze instituições envolvidas na campanha?

  • Abrigo animal;
  • Associação de Amigos do Autista (AMA);
  • Casa do Adalto;
  • Centro Resgatte de Transformação Social;
  • Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ);
  • Fundação Pró-Rim;
  • Hospital Bethesda;
  • Lar Abdon Batista;
  • Projeto Vira Lata;
  • Omunga;
  • Projeto Missão Criança Jardim Paraíso;
  • Universo Down.
Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves - Assistente multimídia
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Reprodução Facebook


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *