Rodrigo, o senhor segurança

Autor: Valéria Alves - Assistente multimídia

Somos movidos por sonhos. A importância deles é tamanha que seria praticamente impossível citar em um único texto todos os grandes pensadores que já escreveram sobre eles. Para o escritor brasileiro mais vendido de todos os tempos, Paulo Coelho, o mundo pertence aos sonhadores. Ele também já escreveu que o sonho é “o alimento da alma”, e a possibilidade de o realizarmos um dia “é o que torna a vida interessante”.

Mas realizar um sonho vai muito além da imaginação: é preciso também agir. E foi exatamente o que Rodrigo Muniz de Araújo, 37 anos, de Sapucaia (RJ), fez para tornar seu sonho realidade. Ele sonhava em ser um especialista em segurança privada. Apesar de contar com o apoio dos seus amigos, familiares e de seu filho de 6 anos, Saullo, precisou enfrentar desafios físicos e mentais durante sua trajetória, sendo o principal deles a longa jornada de trabalho, já que possuía três empregos: o de vigilante em um órgão público, instrutor na empresa de segurança Centurion, e de operador de monitoramento no Grupo Fox Sat.

“Nos fins de semana meu filho perguntava quando eu poderia passar mais  tempo com ele, e isso me partia o coração. Muitos também me chamavam de doido por causa da correria de ir de um serviço para outro, mas apesar disso, continuei correndo atrás do meu sonho de fazer uma faculdade e dar uma condição de vida melhor para a minha família”, explica.

Por causa da rotina acelerada, o tempo que Rodrigo encontrava para estudar era no banheiro, ou até mesmo na cozinha durante o almoço. Como sempre gostou da área de segurança, decidiu iniciar a graduação que tanto almejava. Assim, em 2016 começou a cursar Gestão de Segurança Privada na Uninter.

“Durante a graduação eu trabalhava à noite. Quando saia do serviço, pegava um ônibus e rodava 40 km para chegar na faculdade. Nunca tinha estudado nos finais de semana até então, mas com a faculdade estudava na maioria dos finais de semana. Também fazia as provas correndo por causa do horário do ônibus”, afirma.

O polo em que estudava era localizado em Três Rios, que fica a 42 km de distância de Sapucaia, cidade onde mora. Após um período, Rodrigo começou a pegar uma van que saia mais tarde que o ônibus e isso o ajudou bastante no processo. “Assim eu conseguia fazer as provas com mais calma. Todas as vezes que precisei, o senhor Edmilson (motorista da van) me trazia, e com isso consegui concluir minha faculdade e a minha pós-graduação”, conta ele.

Rodrigo decidiu então dar um passo além, e começou a cursar uma pós-graduação em Gestão e Inteligência em Segurança Privada. A ideia surgiu após ir em eventos de segurança e ter contato com especialistas da área. De acordo com ele, estar entre os melhores o motivou a querer crescer ainda mais.

Portanto, além de se formar em Gestão de Segurança Privada em abril de 2019, concluiu sua pós-graduação em fevereiro deste ano, concretizando o seu sonho de se tornar um especialista graduado na área. Hoje, Rodrigo é um instrutor credenciado na Polícia Federal, e mantém a rotina de três empregos na área de segurança. Agora, além de ser vigilante e trabalhar nos finais de semana como instrutor em cursos de formação, ele trabalha como operador na empresa KronaMaxxi.

Rodrigo destaca que se sente realizado quando está com seus alunos. “O que mais me chamou atenção ministrando a instrução foi quando os alunos diziam para mim que eu sou diferente e ‘respiro segurança’. Eles disseram que eu passo segurança para eles e isso me deixou muito feliz, pois são quase 150 estudantes de sexo, idade, e pensamentos diferentes, mas todos falaram a mesma coisa”, explica.

É normal que, ao atingirmos uma meta ou realizarmos um sonho, criemos um novo objetivo para nos motivar a continuar seguindo em frente. No caso de Rodrigo, a meta agora é desenvolver novos serviços como consultor na área de segurança privada.

“Estou criando novos cursos para dar treinamentos a empresas, mostrando a realidade da nossa região (Três Rios) e no que devemos investir. Quando você tem uma equipe capacitada, você consegue identificar uma ameaça e diminuir perdas humanas e materiais”, conclui ele.

Rodrigo é um grande exemplo de força, persistência e de que não devemos deixar de agir ou desistir de buscar nossos sonhos. Como disse o pensador Orison S. Marden, “todos os homens que realizaram grandes coisas eram grandes sonhadores”. Cada um possui seu tempo, ritmo e suas próprias condições. O importante é apenas começar.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves - Assistente multimídia
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal


6 thoughts on “Rodrigo, o senhor segurança

    1. Tive a honra de conhecer e trabalhar com o senhor Azevedo,um grande profissional,e sempre conversávamos, uma das frases que ele sempre falava comigo Rodrigão:
      Não posso ser o problema e sim a SOLUÇÃO do problema.
      E gravei na minha mente e sempre falo com meus amigos: Não seja o problema e sim a solução do problema.
      Temos que fazer a nossa parte,e se puder ajudar quem está precisando.

  1. Exemplo de esforço e superação. Parabéns! Pessoas assim como Rodrigo, é inspiração. Inclusive pra mim, quem também trabalho como vigilante, e divido o tempo de minhas folgas cuidando da minha família e estudando História pela Uninter, aguardando ansioso a graduação e já planejando a Pós.

    1. Parabéns,e continue focando no seu objetivo,pois uma Vitória sem dificuldade não tem valor,e quando temos dificuldade nos faz DIFERENTE.

  2. Rodrigo é exemplo de tantas coisas.. mas uma que me inspira sempre é o fato dele sonhar e não deixar o mundo dizer que era grande demais. Rodrigo abdicou de momentos com a família, amigos pra conquistar o seu tão sonhado lugar no mundo e a cada etapa vencida tenho mais orgulho e certeza que ele vai longe. Hoje, tenho certeza que os momentos abdicados não foram perdidos, porque ele se tornou orgulho e exemplo pra todos. Continue, sempre com fé em Deus porque o céu é o limite pra você!

  3. Tenho orgulho de ter sido aluno do Rodrigo, um excelente instrutor e capacitado para função, o céu é o limite para bc meu amigo
    Sou seu Fã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *