COMUNICAÇÃO

Uma moto, um acidente, diferentes notícias na Globo e na Record

O jornalismo é uma atividade cercada por princípios que fundamentam sua prática, como descrito pelas teorias do newsmaking, do espelho, do gatekeeper e do agendamento. Dentre elas, a teoria do newsmaking se destaca por afirmar que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim o determina.

Ou seja, até a efetivação da notícia propriamente dita, existe todo um processo de desenvolvimento, como a seleção daquilo que pode ser notícia, tipos de abordagem, critérios de noticiabilidade e valores-notícia.

Em artigo publicado na Revista Uninter de Comunicação (RUC), intitulado (I)Mobilidade: abordagens midiáticas acerca das indenizações para motociclistas acidentados”, a professora Cássia Lobão Assis analisa como a mídia retrata o problema dos acidentes com motociclistas e os decorrentes processos por indenização.

Na publicação, ela faz uma análise sobre a abordagem midiática de duas notícias sobre o mesmo assunto, veiculadas por canais de comunicação distintos: Rede Record e Rede Globo. Utilizando a teoria do newsmaking como embasamento, a autora investiga o modo como foram reproduzidas as notícias sobre o pagamento de DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) para motociclistas no ano de 2017.

Nelson Traquina, teórico do jornalismo, define nove elementos como os principais a definir o valor-notícia de uma ocorrência: situações de conflito, notoriedade, proximidade, relevância, novidade, tempo, notabilidade, morte e escândalo.

Em seu texto, Cassia afirma que além de as notícias publicadas já se caracterizarem por esses fatores, as reportagens também utilizaram outras estratégias para a divulgação da matéria, como o critério de humanização jornalística nas abordagens, uso de info-imagens e a apropriação de imagens feitas por terceiros. Dessa forma, cada meio de comunicação transmitiu as mesmas informações de formas diferentes, ainda que abordando os mesmos fatos.

Segundo a autora, dentre todas as informações sobre o assunto que poderiam ser publicadas pelas redes televisivas, três foram escolhidos como foco das reportagens: as imprudências praticadas por motociclistas, o caos do trânsito e acidentes graves ou fatais.

Com isso, Assis destaca em seu artigo a importância da prática profissional do jornalismo em reforçar a teia argumentativa em favor de um trânsito mais eficaz. Através da utilização de métodos que evidenciem a necessidade de diminuir as infrações, a mídia potencializa a busca pela solução de um dos problemas mais sérios de mobilidade urbana, os acidentes automotivos em vias terrestres.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Beatriz Vasconcelos - estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *