MESTRADO

Um blog para entender o passado

Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

As novas tecnologias têm se tornado não só um objeto de estudo, mas também uma ferramenta de ensino. Existem escolas de idiomas que utilizam realidade virtual para ensinar, a educação a distância é facilitada pela internet e chega a nossos celulares, entre outros exemplos.

Para a geração Z (nascidos entre meados de 1990 e 2010), que já veio ao mundo em meio a computadores e celulares, o método clássico de ensino pode ser bem maçante. Em muitos casos, os jovens se sentem distantes e desligados do tema ensinado.

Foi o desafio de tornar a disciplina de História mais próxima dos estudantes que inspirou Cleber Bianchessi, aluno do Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter, a criar o blog Ensino de História mediado por Tecnologias Digitais. E a atividade acabou se tornando pesquisa de mestrado, com dissertação defendida e aprovada no dia 12 de julho, no campus Divina, em Curitiba (PR).

“Esta pesquisa surgiu das minhas inquietações em relação aos questionamentos dos alunos que muitas vezes não encontravam significado no conteúdo estudado em seu cotidiano”, explica o novo mestre. O blog conseguiu aumentar o interesse dos alunos, que passaram a ter uma ideia mais concreta do local onde os eventos históricos ocorreram, assim como ter acesso direto a algumas fontes.

Os alunos acolheram bem a ideia, pois, segundo o professor, eles não haviam tido outras experiências do gênero antes. “Para o professor, tornou-se um desafio constante pois os alunos esperavam cada vez mais e criavam expectativas que o professor tentava atender e encantar este aluno”, comenta ele.

O orientador da pesquisa, professor Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, diz que “o blog contribuiu e muito com o processo de ensino e aprendizagem da história, pois por meio do acesso a documentos, textos e vídeos os alunos puderam investigar o conteúdo com autonomia”.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo


1 thought on “Um blog para entender o passado

  1. Como gostaria de morar neste exato momento em Curitiba para estar fazendo este Mestrado, com grandíssima relevância a sociedade e educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *