SERVIÇO SOCIAL

O assistente social entre o cidadão e a lei

Autor: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo

O assistente social é um profissional que atua em diversos setores da sociedade na defesa dos direitos de cidadãos em condição de vulnerabilidade social. Por isso, este profissional está constantemente em contato com os agentes legais e precisa conhecer a legislação brasileira.

No dia 12 de julho, o curso de Serviço Social da Uninter promoveu, no campus Carlos Gomes, em Curitiba (PR), um evento intitulado “A atuação do assistente social no campo sócio-jurídico”. O palestrante convidado foi o assistente social e professor Marco Antônio da Rocha, que atua no Ministério Público do estado do Paraná. Também esteve presente o diretor da Escola de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades, professor Rodrigo Berté.

O objetivo do evento foi debater com os alunos alguns temas relacionados à violação dos direitos humanos. O coordenador do curso, professor Dorival da Costa, alerta que atualmente “a tendência é a retirada de direitos e uma ação cada vez mais truculenta de violação dos direitos humanos”.

Para engajar os agentes sociais na luta por esses direitos, há algumas datas no calendário brasileiro que chamam os interessados a refletir sobre problemas sociais graves. Entre elas, estão: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 08 de maio; Dia Nacional da Adoção, 25 de maio; e Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho.

Dorival destacou a importância de o assistente social ocupar espaços onde os direitos humanos podem ser feridos e/ou afetados. Ele menciona a situação específica da atuação do profissional no acompanhamento dos casos de adoção: “Ele está lá para atuar na defesa de direitos humanos e no acesso às políticas públicas para as famílias que estão em situação de vulnerabilidade pela ausência dos pais na vivência diária da família”.

O evento foi transmitido via live no Facebook, na página do curso de Serviço Social.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *