Turismo em meio à natureza é opção durante a pandemia

Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de Jornalismo

Em tempos de isolamento social, a busca por atividades ao ar livre vem crescendo. Andar no mato, na praia e nas montanhas tem sido a opção para muitas pessoas quando se pensa em sair de casa. Botar literalmente o pé na estrada e fazer uma boa caminhada é uma ótima estratégia para trabalhar o bem-estar físico e emocional.

O programa Rota – Viagens e Serviços, transmitido no dia 27.mai.2021, falou sobre Turismo relacionado com bem-estar. Apresentado pela professora Grazielle Ueno, o programa recebeu Ana Wanke, especialista em turismo de aventura, que apresentou diversos roteiros para acalmar a mente, exercitar o corpo e promover momentos de paz e reflexão.

Ana destaca que a busca por esse tipo de roteiro tem sido uma alternativa para muitas famílias e aventureiros que preferem o contato com a natureza, podendo assim manter o distanciamento e os cuidados necessários no período da pandemia.  A principal infraestrutura utilizada para esse tipo de atividade são as trilhas ao ar livre, que podem ser frequentadas sem aglomeração.

O exercício fundamental de uma experiência de turismo de aventura é a caminhada, que pode ser praticada por qualquer pessoa, independente de idade ou condicionamento físico. As caminhadas têm sido grandes aliadas para que as pessoas iniciem movimentos de encontro consigo mesmas, encontrando harmonia entre corpo e alma, proporcionado pelo contato com as belezas da natureza.

Ana explica que são muitas as opções para esta prática: “Existem destinos e cenários com vários níveis de dificuldades, sem perder a essência dessa prática que é a verdadeira experiência responsável em meio a natureza”.

Apesar de ser uma atividade acessível a qualquer pessoa, Ana alerta sobre alguns fatores que devem ser observados pelos praticantes: o nível de dificuldade da caminhada deve ser proporcional ao condicionamento físico dos praticantes, que muitas vezes superestimam sua condição física; deve-se tomar cuidado com tropeços e escorregões, que podem causar lesões sérias, além da exposição prolongada ao sol, que exige uso de protetor e boa hidratação. Por isso é importante consultar guias e especialistas no assunto, que podem dar as orientações corretas sobre a melhor forma de cumprir um trajeto.

Você pode assistir ao programa completo clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *