O futuro Real Digital não será uma criptomoeda

Autor: Assessoria

Banc Central Moeda Digital

Diante de grandes transformações digitais no mercado financeiro ocorridas nos últimos anos, o Banco Central (BC) acaba de divulgar diretrizes para o lançamento de uma moeda digital no Brasil. A previsão é que a novidade comece a ser utilizada em dois a três anos.

O Real Digital, como está sendo chamado, não será uma criptomoeda e não haverá qualquer tipo de remuneração ou especulação sobre ela. Funcionará como extensão da nossa moeda tradicional, porém, em meios digitais, usando a tecnologia a favor dos usuários.

O professor e coordenador do curso de Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital da Uninter, Daniel Cavagnari, explica que a moeda digital brasileira terá foco na Internet das Coisas (IoT), contratos inteligentes (smart contracts), dinheiro programável, entre outros. “A Internet das Coisas torna os objetos, de certa forma, independentes. As nossas TVs, por exemplo, poderão ser programadas para comprar um determinado filme e, de forma autônoma negociar o pagamento através da moeda digital”, explica o coordenador.

Outras vantagens são, a simplificação de processos e a economia de tarifas. “O Real Digital tornará as coisas mais baratas e os processos bancários mais rápidos, eliminando uma série de burocracias e tarifas cobradas pelos bancos e cartões de crédito”, diz Cavagnari.

Segurança

O Real Digital terá segurança jurídica, cibernética e total de privacidade em suas operações, garantidas pelo Banco Central. As tecnologias de implementação ainda estão sendo estudadas pelo BC, que pretende aprofundar a discussão sobre o assunto com a sociedade e setores privados.

Saiba mais acessando aqui a nota publicada no site do Banco Central do Brasil.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Assessoria
Créditos do Fotógrafo: BCB


1 thought on “O futuro Real Digital não será uma criptomoeda

  1. E o quanto o governo saberá das nossas finanças e nos controlar a todo custo
    Pois os menos favorecido nesse caso será o pobre
    Por que seria uma forma a mais de nós cobrar imposto como sempre
    Uma evolução que só os poderosos saberá
    Driblar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *