Tire suas dúvidas sobre especialização e preparação para concursos

Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo

Cada vez mais os concursos públicos ou processo seletivo no setor privada exigem uma formação que vá além da graduação. Cada concurso tem suas especificidades, assim como cada carreira que se pretende seguir, então é essencial saber o tipo de qualificação fazer depois da formação de acordo com os objetivos de cada um.

Para tirar essas dúvidas, a II Maratona de Pós-Graduação da Uninter realizou uma uma live com a presença do professor Álvaro Crovador e das professoras Sandra Lopes e Thais Marion. Com o tema “Especialização e preparação para concursos na atuação profissional”, o evento contou com a mediação do professor Willian Sales.

Pode-se dizer que a pós-graduação é a mesma coisa que especialização? Não, pois a especialização é apenas um tipo de pós-graduação, que é classificada como o lato sensu. Temos ainda os cursos de aperfeiçoamento, além do mestrado e do doutorado, que são stricto sensu. Cada um tem suas especificidades, e uma informação importante é que as empresas que ofertam os cursos de especialização precisam estar regulamentadas junto ao Ministério de Educação. Na Uninter, todos os cursos de pós-graduação estão regulamentados.

A instituição tem 232 cursos de pós-graduação, distribuído em 18 áreas do conhecimento. No mestrado, o aluno ao final do curso deve produzir uma dissertação, o tempo varia de 18 a 24 meses, e no doutorado a tese pode variar de 24 a 48 meses. Enquanto na especialização existem cursos com um tempo menor, a partir de 9 meses. O diferencial da Uninter é que o Mestrado em Educação e Novas Tecnologias é profissional, assim como o doutorado.

Mestrado acadêmico ou profissional?

Existem diferenças entre o mestrado acadêmico e o mestrado profissional, como conta o professor Alvaro Crovador. “O mestrado acadêmico é voltado para pesquisa, didática de escrita, para a dissertação, e é voltado para formar professores e pesquisadores na área de educação. Já o mestrado profissional, além da dissertação que deve ser produzida ao final do curso, igual ao acadêmico, é necessário produzir um produto, que pode ser voltado para auxiliar o ensino, ou para indústria e outros segmentos da economia. Então, a diferença básica é a aplicabilidade”, afirma.

“O mestrado profissional é bastante interessante, ele tem a mesma validação do acadêmico, porém a diferença é desenvolver uma ferramenta, uma tecnologia ou metodologia que seja aplicável com a vida profissional. O objetivo é contribuir sempre para um setor produtivo, não somente a pesquisa acadêmica”, ressalta Sandra Lopes.

Especialização contribui para carreira profissional

 A especialização abre muitas oportunidades para promoções e seleções. Ela especializa e promove os profissionais para os processos seletivos, tanto em empresas públicas quanto em empresas privadas. Muitos se interessam pela carreira pública, para atuar em cargos que são ofertados somente na área.

“Temos um curso de pós-graduação que é Sustentabilidade e Políticas Públicas, focado mais para a área pública. Ele é específico para as políticas públicas, planejamento e a sustentabilidade da área pública. Esse curso que nós oferecemos tem uma procura muito grande pelo Brasil todo, pois a cada dia mais as pessoas ou fazem concurso e vão atuar nessas organizações públicas, ou fazem um trabalho, um contrato, e tem que estar adequados às normas e as leis públicas. Esse curso dá uma boa base para o aluno que faz o curso”, conta Sandra.

Dicas para se sair bem

O candidato deve primeiro definir o seu ramo de atuação, em que vaga quer ingressar, e trabalhar direcionado a isso. “A escolha da especialização geralmente já é em uma fase mais amadurecida. Em relação a área de atuação, se pretende atuar para adquirir uma determinada vaga, em uma empresa privada ou pública, e aí temos que seguir alguns passos muito importantes. O primeiro de todos é ler o edital da vaga, parece um pouco estranho falar isso, mas o edital é o norte sobre aquilo em que você está se inscrevendo”, afirma Thais.

Outro passo importante é pesquisar a instituição para a qual se quer fazer o concurso. Cada instituição é diferente e tem suas especificidades. Além de entender sobre como é a seleção e o que pode ajudar no processo, deve-se conhecer a cultura da instituição, se está alinhada aos seus princípios e valores, entender também sobre o desempenho da função que você deseja, para não ocorrer frustrações com a atuação da vaga escolhida, entre outros.

“O calendário no processo seletivo também é muito importante, pois às vezes você não tem o tempo necessário para estudar para todas as etapas, e você acaba investindo o seu tempo e dinheiro e não estará preparado. É importante entender as etapas do processo. São informações corriqueiras, mas essenciais”, ressalta Thais.

Muitas vezes os pequenos detalhes acabam inviabilizando a aprovação dos candidatos. “É importante se atentar para processos seletivos que possuem prova de títulos. Por vezes, o candidato se inscreve mas não tem a especialização ainda, aí depois começa a fazer a especialização. No momento da prova de títulos a pessoa da banca verifica a data, e vai ver que você se inscreveu não sendo especialista, então você já está desclassificado. Por isso, não espere para fazer sua especialização, é importante você já definir o objetivo e já começar a se preparar para isso, para quando abrir a vaga você estar preparado”, completa Thais.

São várias etapas quando a pessoa faz a inscrição para o concurso público. É importante o candidato ficar atento e se preparar para isso, de forma a estar apto para todas as fases. Hoje existem cursos preparatórios para concursos dentro da Uninter. “Se você vai fazer um concurso, é importante ter uma preparação, lá você vai ter um acompanhamento e vai ter as dicas dos professores que sempre estão dando aulas nos cursinhos, sobre qual é a melhor forma de se fazer a prova, e muito mais. O material é de acordo com os editais. A Uninter tem preparadas algumas disciplinas para concursos de nível médio e em breve teremos disciplinas para concursos de nível superior”, conclui Crovador.

“Não esperem a oportunidade surgir para se preparar. Se preparem agora, que amanhã a oportunidade chega e você já está pronto e pode aproveitar. Trace seus objetivos, escolha um curso de especialização, para definir e melhorar sua carreira profissional ou até mesmo para mudar a sua carreira profissional”, completa Thais.

O público participou ativamente do evento mandando perguntas e comentários que foram respondidos pelos palestrantes. Você pode acompanhar a gravação do evento no Facebook oficial da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *