Tendências para o ensino superior na abertura da Semana Acadêmica Uninter

Autor: Barbara Carvalho - Jornalista

No dia 01.fev.2021 tivemos o início da Semana Acadêmica 2021 Uninter. O evento foi aberto ao público interno e transmitido pela plataforma Univirtus, contando com a participação de mais de 500 colaboradores. Esta é a primeira vez que a jornada acadêmica é realizada no formato totalmente online, devido à pandemia causada pelo Covid-19.

A palestra contou com a intermediação da coordenadora da Escola de Polos da Uninter, Francieli Paes de Carvalho Castro, com a participação do reitor, Benhur Gaio, e do pró-reitor, Jorge Luiz Bernardi. Com o tema Cenários e tendências para o ensino superior em 2021, o evento recebeu como convidado especial João Vianney, professor e diretor da Hoper Educação.

Logo no início, Vianney recebeu os ouvintes com um abraço virtual e, com muita simpatia, relatou sua visão de como as atividades acadêmicas aconteceram no ano anterior. De acordo com ele, “uma das coisas que as pessoas menos deixaram de fazer em 2020 foi estudar”.

Na conversa, os convidados abordaram temas como a mudança na rotina de trabalho, novas formas de se comunicar e, claro, as mudanças na educação. “A educação sofreu uma transformação extraordinária nesse período, aquilo que era considerado um tabu e um preconceito sobre a educação a distância sumiu, hoje a EAD se consolidou e a Uninter é um exemplo disso”, relata Jorge Bernardi.

De acordo com a análise dos participantes, um cenário que tende a permanecer neste novo ano é o crescimento contínuo da educação a distância. Tendo em vista os números dos anos anteriores, pode-se fazer a comparação. Em 2019, por exemplo, 51,6% das matrículas de calouros no ensino superior foi na modalidade EAD, ou seja, esta tendência já era majoritária no setor.

A relação professor/aluno neste momento de EAD é outro ponto que deve ser melhor explorado. Para Vianney, em 2021 teremos o “espetáculo das pessoas”, e o aluno retorna às aulas mais exigente: “ele não aceita um replay em 2021, ele quer algo a mais na precisão, na inteligência, algo mais focado na aprendizagem”.

Outro cenário que também está encarando uma grande mudança na educação é a faixa etária dos estudantes da EAD. A cada ano, alunos mais novos estão se matriculando na modalidade. Ainda, de acordo com Vianney, em 2021 veremos as faculdades com um alto grau de adaptação neste novo formato de educação online, com novas tecnologias que surgiram por causa da pandemia, com alunos cada vez mais adaptáveis ao ensino a distância.

A Central de Notícias Uninter também esteva presente na palestra. Mostrando o seu papel como um serviço fundamental na prestação de contas para a sociedade, Benhur destacou os números expressivos de publicações e audiência que a CNU obteve no ano passado.

No final, o espaço foi aberto a perguntas dos ouvintes, sendo a distinção entre ensino híbrido, EAD e ensino online um dos temas debatidos. A Semana Acadêmica 2021 Uninter aconteceu entre os dias 1º e 5 de fevereiro.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho - Jornalista
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *