Setembro Amarelo e qualidade emocional no trabalho abrem a programação da SIPAT 360º

Autor: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo

O mês de setembro é especialmente marcado pela prevenção ao suicídio. A campanha do Setembro Amarelo tornou-se ainda mais relevante com a pandemia de Covid-19, já que especialistas alertam que o isolamento, a ansiedade, depressão e perda econômica tendem a ser gatilhos para quem pensa em suicídio. Atenta a essa situação, a Uninter dedicou a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) deste ano ao equilíbrio da saúde mental com qualidade de vida no trabalho.

Com coordenação do setor de Gestão de Pessoas, a I SIPAT 360º Uninter trouxe dez palestras aos colaboradores e gestores da instituição, entre 21 e 25.set.20. Os temas das exibições trataram da ergonomia no trabalho aos aspectos emocionais da dinâmica do teletrabalho, todas com a possibilidade de interação dos profissionais via chat.

A abertura do evento contou com a moderação do gerente do departamento, Joel Ziemann Ferruci. O reitor da Uninter, Benhur Gaio, e o diretor executivo da instituição, Marco Eleutério, complementaram a cerimônia de apresentação, que teve mais de mil pessoas na audiência.

“Intitulamos a nossa SIPAT como 360 graus em função do momento que vivemos. Esse momento de pandemia, de distanciamento social, de teletrabalho: tudo isso nos convida a ter um olhar integral ao ser humano, sobre a saúde física, mental, emocional e espiritual”, destacou Ferruci.

Uma pesquisa da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), que entrevistou 1.460 pessoas de 23 estados brasileiros, apontou que os casos de ansiedade e estresse aumentaram em 80% entre março e abril deste ano, enquanto a incidência de depressão dobrou.

Já nas principais redes sociais do Brasil, o instituto Comunica Que Muda observou um aumento de 17,2% nas menções a suicídio, comparado ao levantamento de 2017. Seja pela pandemia ou pelo maior espaço que o tópico vem ganhando no debate público, o fato é que casos pessoais passaram a ser mais relatados na internet.

O reitor comentou sobre os números de suicídios a cada ano e a importância de intervenção nessas ocasiões. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que o ato tira a vida de 800 mil pessoas por ano no mundo, o equivalente a uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, os números chegam a mais de 11 mil, segundo o Ministério da Saúde.

“É fundamental que nós estejamos muito atentos aos sinais, a possíveis situações que podem parecer banais, mas muitas vezes não o são. Pessoas que apresentam algo diferente, algum fator estressor crônico ou recente. Às vezes as pessoas fazem algum comentário referente ao seu modo de viver, das mudanças que estão acontecendo, de desânimo, de possível depressão”, pontuou Gaio.

Como observou Eleuterio, a Uninter vem agindo desde março com ações específicas de combate à pandemia, com a maioria dos profissionais do centro universitário em regime de teletrabalho desde então. O diretor ressaltou que é responsabilidade da instituição aproximar as pessoas por meio das ferramentas tecnológicas à disposição e promover a troca de ideias em encontros profissionais, e até pessoais.

Na sequência, o Grupo Colorirá – Produções Artísticas encenou a peça O Reino da Felicidade. A apresentação conta a história do Reino de Fóvia, local marcado pelas maiores taxas de suicídio e tristeza do mundo. A Rainha Autoestima parte às nações vizinhas em busca de uma cura para a infelicidade, mas acaba descobrindo que são os pequenos gestos de bondade que fazem a alegria surgir entre as pessoas.

O coordenador psicopedagógico da Uninter, Ivo Carraro, participou do encerramento da palestra. O professor salientou o caráter lúdico do espetáculo teatral ao tratar de um assunto tão sério como a prevenção ao suicídio. “Nesses 20 anos [como colaborador da instituição], eu nunca presenciei dentro da SIPAT um trabalho de tamanha envergadura. A mensagem de hoje foi o início de uma transformação na sociedade”, concluiu Carraro.

Realizada online, a I SIPAT 360º foi destinada a orientar colaboradores e gestores da Uninter em como manter uma boa qualidade de vida no trabalho. Para conferir a programação, acesse o Univirtus.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *