Palestra de Serviço Social discute política de higienismo

Diretor do filme contando a respeito do tema

A semana acadêmica de Serviço Social, período que vai se estender até o fim do mês de maio, contou com uma palestra com exibição de documentário para analisar o tema “política de higienismo”. O evento teve a presença do cineasta acadêmico Eduardo Baggio, Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e aconteceu no polo UNINTER Carlos Gomes, em Curitiba(PR).

O palestrante contextualizou o que era essa política de higienismo. “No final no século 19, início do 20, em detrimento das consideradas mazelas sociais, como doenças incuráveis e distúrbios mentais, implantava-se uma política de afastamento das pessoas doentes para locais distantes de centros urbanos. Nesses locais, a pequena população portadora das enfermidades, vivia em condições precárias de isolamento absoluto e obrigatório”.

Baggio apresentou ainda o documentário “Santa Teresa”, que explora a situação atual de um dos locais de isolamento ainda existentes. O antigo leprosário, que leva o mesmo nome do filme, fica localizado nos arredores de Florianópolis (SC) e ainda possui população.

“Como muitas dessas pessoas doentes eram levadas ainda crianças, quando a política de higienização deixou de ser aplicada, uma grande maioria não conseguiu mais se habituar com a vida numa sociedade normal. Por isso ainda hoje, antigos leprosários como Santa Tereza, continuam habitados pelos remanescentes da época” comentou Baggio.

Dorival da Costa, professor de Serviço Social e responsável pela palestra falou sobre a relação entre o tema discutido na noite e a atuação do profissional da área: “A situação de pessoas com problemas de saúde crônicos toca a atuação do estado como executor de medidas de saúde pública. Para o profissional de serviço social é importante conhecer tais medidas, como foram utilizadas e como são hoje, para que os direitos dessas pessoas sejam levados em conta também”.

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *