Sem embromation, programa de rádio explica as letras de músicas em inglês

Autor: Lucas Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo

A música faz parte das nossas vidas, está em todos os lugares. Seja no começo do dia, no despertador do celular, entrando em uma loja para ver uma roupa que chamou a atenção na vitrine, ou naqueles dias tristes, embalando a dor de juntar os cacos de um coração partido.

O fato é que a música marca momentos bons e ruins na vida das pessoas. E quem de nós nunca se identificou com alguma canção em inglês e, mesmo sem entender a letra, disse “essa é a minha música”?

Para deixar o embromation de lado e ajudar os ouvintes a entender a letra dos clássicos do pop-rock em inglês, a Rádio Uninter apresenta o programa Entendendo a Música, produzido pela coordenadora de cursos de pós-graduação Thereza Cristina. Já são 15 edições, todas disponíveis no site da emissora.

O primeiro episódio foi ao ar no dia 15 de outubro de 2019. Como a data era próxima ao dia das crianças, Thereza decidiu homenageá-las escolhendo um clássico da diva Whitney Huston: Greatest Love Of All, de 1985. Thereza explica que a letra fala de amor próprio, e que se deve ensinar esse amor às crianças, para só assim o mundo ser um lugar melhor.

Para o segundo episódio, a música escolhida foi um grande sucesso da banda inglesa Queen: Bohemian Rhapsody, de 1975. A professora explica que a letra, muito rica, é cheia de referências e duplos sentidos, num ritmo que mescla ópera, balada e rock.

Mas nem só de clássicos vive o programa. O episódio que foi ao ar dia 30 de outubro fez os ouvintes se apaixonarem mais uma vez pelo dueto de Lady Gaga e Bradley Cooper. Shallow, trilha sonora do filme A Star Is Born, lançado em 2018, levou o Oscar de Melhor Canção Original em 2019.

Em novembro, o programa recebeu como convidada a professora Edna Marta, que leciona inglês no Grupo Uninter. Ela escolheu dois sucessos do rock para as duas edições em que participou: I Still Haven’t Found What I’m Looking For, de 1987, do U2, e Simpathy For The Devil, de 1968, dos Rolling Stones.

My Way, de 1969, cantada por Frank Sinatra, foi a escolha para a sétima edição do programa, lançado no dia 12 de novembro. Tereza explica que a palavra way tem dois significados distintos, e pode ser traduzida para o português como ‘caminho’ ou ‘maneira’. Essa ambiguidade é proposital na música, em que Sinatra canta sobre os caminhos que ele tomou na vida e da forma como agiu, fazendo tudo do jeito dele.

Em dezembro, o clima natalino tomou conta do programa e foram escolhidos dois clássicos dessa época mágica. So this is Christimas, música de John Lennon lançada para o natal de 1971, e a divertida e memorável Jingle Bells, canção de 1857, originalmente composta para o dia de ação de graças.

Entendendo a Música é apresentado ao vivo todas as quintas-feiras, na Rádio Uninter, às 14h30. Convertidos em podcast, todos os episódios ficam disponíveis no site da emissora e também no MixCloud.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Lucas Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *