Saúde nas mãos de IA? Veja o que diz especialista

Autor: Pedro Henrique Milano Calandreli – Estagiário de Jornalismo

A Uninter realizou o Feirão de Profissões 2024 em 29 de fevereiro. O evento contou com uma série de palestras e apresentações destinadas aos vestibulandos com o intuito de apresentar o universo acadêmico e debater o tema principal desta edição: Inteligência Artificial no Mercado de Trabalho. Entre as palestras esteve a apresentação ministrada pelo professor da Escola Superior de Saúde Única (ESSU) Alessandro Castanha da Silva, abordando a temática da Inteligência Artificial no campo da saúde e os diferentes benefícios que podem ser proporcionados pelo seu uso.

Castanha iniciou a palestra explicando como as impressionantes capacidades de análise e previsão de IAs, combinadas com as habilidades e conhecimentos de profissionais da área, vão revolucionar a forma como são feitos diagnósticos, prevenções e tratamento de doenças. Confira alguns dos principais pontos de transformação apresentados na palestra:

Diagnósticos de imagens médicas

A análise de imagens e exames é uma das partes que mais requerem atenção e cuidado por parte dos médicos, assim podendo apurar com precisão o atual estado do paciente, identificando se está saudável ou se possui algum tipo de tumor ou qualquer outro tipo de irregularidade em seu corpo. Os algoritmos de deep learning dispõem milhões de imagens diferentes para testar, calibrar e aperfeiçoar o reconhecimento de padrões e anomalias nos mais variados exames.

“Essa capacidade não só acelera o processo de diagnóstico, mas também aumenta sua precisão, potencialmente salvando vidas através da detecção precoce”, destacou o professor.

Desenvolvimento de medicamentos e pesquisa

O aprimoramento nos algoritmos permite não só um reconhecimento de padrão mais preciso, como realizar previsões de como diferentes moléculas irão reagir no corpo humano sob diferentes circunstâncias e identificar qual o tratamento ou remédio mais adequado para o caso com maior rapidez.

Castanha demonstrou um exemplo do benefício deste uso. “Isso é particularmente importante para responder rapidamente a crises de saúde global, como a pandemia de Covid-19, em que a IA desempenhou um papel crucial na aceleração do desenvolvimento de vacinas”, ressaltou.

Gestão hospitalar e operacional

Outra grande vantagem no uso de inteligências artificiais é a otimização nos processos de gestão e logística de hospitais. A IA pode auxiliar no processo de identificação de picos de demanda, remanejar recursos como leitos, medicamentos, distribuição da equipe médica e otimização da agenda de serviço.

“Essas aplicações ajudam a reduzir custos operacionais, melhoram a eficácia e a satisfação do paciente e garantem que os recursos sejam utilizados da maneira mais eficaz”, salienta.

Entretanto, o professor ainda assegurou que existem outros aspectos que não se podem ser ignorados quanto ao uso de IAs, especialmente no que se refere à privacidade e segurança de dados, à coleta de informações pessoais dos pacientes e à responsabilização das tomadas de decisão.

Para quem estiver interessado em conferir a apresentação na íntegra e demais palestras do Feirão de Profissões 2024, todas estão disponíveis pelo canal do YouTube do Grupo Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Pedro Henrique Milano Calandreli – Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles
Créditos do Fotógrafo: Getty Images


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *