Ensino

São Gabriel fecha o ano com evento para repensar a educação

Chegando ao fim de mais um ano letivo, nos aproximamos também dos momentos de reflexão. Por esse motivo, professores da educação básica de São Gabriel do Oeste (MS) se reuniram para 16º Encontro de Educadores. Promovido pela Solução Educacional Uninter (editora do Grupo Uninter) em parceria com a prefeitura e a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, o evento reuniu mais de 1,2 mil pessoas e teve como tema “Educação Integrada: Acreditar, Superar e Vencer”.

O evento aconteceu nos dias 9 e 10 de novembro e foi realizado em dois espaços, no Centro de Tradição Gaúcha Chama Crioula e na Escola Estadual São Gabriel. Foram promovidos momentos de troca de experiência, gerando ações transformadoras e integradas para o desenvolvimento da educação na cidade.

O evento contou com três palestras ministradas por nomes de destaque da educação, 10 oficinas que trataram de temas de interesse dos diferentes atores do ambiente escolar e de aprendizagem e um musical. Educação inclusiva, base nacional curricular e inteligência emocional foram algumas das oficinas. Os participantes eram professores que atuam na educação básica, tanto da rede pública de ensino, estadual e municipal, como do setor privado.

No cerimonial de abertura compuseram a mesa diversas autoridades e personalidades de São Miguel do Oeste, como o prefeito Jeferson Tomazoni, a secretária municipal de Educação, Kalícia de Brito França, o presidente da Câmara Municipal, Valdecir Malacarne, o presidente da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, Junior Mochi, e a professora Tânia Santos, supervisora pedagógica da Solução Educacional Uninter.

A palestra de abertura teve como tema “O poder do entusiasmo e a força do ser humano”, e foi marcada pela reflexão da importância de dar significado à vida sonhar e amar, pelo filósofo, professor e escritor Gabriel Chalita. Já na primeira palestra da programação um novo enfoque da liderança foi apresentado pelo palestrante Renato Casagrande. Em “Transformando professores em grandes líderes”, Casagrande apontou o propósito, o talento e a confiança como imperativos de grandes líderes. A última palestra, “Sem medo de ser feliz”, foi ministrada pelo pesquisador na área da infância em arte e educação, Guga Cidral.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Letícia Costa - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo Uninter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *