Inclusão

Evento comemora as conquistas de pessoas com deficiência

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1992 o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Desde então, no dia 3 de dezembro há várias ações de conscientização sobre assuntos relacionados a pessoas com deficiência. De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. São quase 24% da população.

Em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho, o Serviço de Inclusão e Atendimentos aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (SIANEE) da Uninter realizará no dia 8 de dezembro um evento em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O evento tem como proposta comemorar as conquistas de direitos das pessoas com deficiência e mostrar a capacidade, o talento e a potencialidade delas. “É uma maneira de colocarmos o tema em pauta e darmos visibilidade as pessoas com deficiência, valorizando suas conquistas na sociedade”, explica a coordenadora do SIANEE, Leomar Marchesini Zuravski.

A parceria com o TRT veio através do convide do desembargador Ricardo Tadeu Marques Fonseca, o primeiro juiz cego do Brasil. Ao invés de palestras, a comemoração será marcada por apresentações artísticas de pessoas com deficiência e duas professoras irão expor obras de seus alunos especiais, que são telas, esculturas e mosaicos.

Leomar chama a atenção para a importância de se falar sobre inclusão para que dúvidas, esclarecimentos e informações sejam transmitidas. “Com isso sensibilizamos as pessoas sem deficiência para o convívio com as diferenças”, destaca a coordenadora do SIANEE.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Camila Toledo – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Heloisa Alves Ribas - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *