Robótica na Educação movimenta reflexões sobre tecnologias educacionais
Autor: Rafael Lemos - Assistente de Comunicação Acadêmica
O tema “robótica educacional” foi assunto de aula especial da disciplina tecnologias educacionais, do mestrado em educação e novas tecnologias da Uninter, que aconteceu no dia 13 de junho de 2025, no polo Garcez. Em formato híbrido, a aula foi ministrada pelo professor Luciano Medeiros junto à doutoranda Sheila Leal Dantas.
Para o professor Luciano Medeiros, a proposta é que os estudantes se apropriem de ferramentas e técnicas para poder aplicar em seus projetos de pesquisas em desenvolvimento no mestrado. “Os alunos primeiro têm um contato com o conteúdo, com os conceitos de robótica e depois nós começamos a mostrar a parte mais prática, mostrando como alguns circuitos são criados, como alguns robôs podem ser construídos, de maneira que isso depois possa ser aplicado em projetos de robótica nas escolas ou até similares como formação de professores inclusive”.
Já a doutoranda em educação e novas tecnologias da Uninter, Sheila Leal Dantas, uma das palestrantes, destaca que a robótica educacional pode ser trabalhada no ensino fundamental 1 e 2 e no Ensino Médio. “Possibilita o desenvolvimento de várias habilidades [das crianças e adolescentes], dentre elas, a resolução matemática e o pensamento computacional de que a gente tanto fala”.
Dentre os alunos do mestrado, estão as professoras de pós-graduação da Uninter, Andressa Muñoz e Charline Costa. Ambas enfatizaram a importância da educação continuada e a possibilidade em desenvolver novas habilidades que podem ser trabalhadas com os alunos.
“Foi uma dinâmica muito diferente. A gente viu o tema de robótica, então são sempre coisas novas que realmente a gente vê e que a gente aprende para poder também trazer para nossa atuação docente”, revela Andressa.
“O aprendizado sempre é importante, sempre é rico, algo que jamais alguém vai me tirar. Então, lutei muito para estar aqui e a minha visão sobre isso é que é enriquecedor e cada vez mais a gente tem que procurar a formação”, finaliza Charline.
Autor: Rafael Lemos - Assistente de Comunicação AcadêmicaEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Rafael Lemos