Revista científica apresenta reflexões sobre as relações humanas e as mídias em diferentes cenários

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornanalismo

A 15ª edição da Revista Uninter de Comunicação (RUC) está no ar com 11 artigos, uma resenha e uma entrevista com a professora Maria Immacolata Vassallo de Lopes, uma das mais respeitadas pesquisadoras em comunicação do Brasil. A publicação é apresentada pelos editores Guilherme Carvalho, coordenador do curso de Jornalismo da Uninter, Eugênio Vinci e Alexsandro Ribeiro, editores adjuntos e professores da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios (ESGCN).

A RUC mantém periodicidade semestral desde 2013 e publica trabalhos voltados para a área de comunicação, o que permite caráter multidisciplinar e busca a reflexão da teoria com a prática. Nesta edição, divulga estudos realizados acerca das redes sociais, das relações dos videogames com a violência, do empoderamento feminino em desenhos animados e da violência doméstica durante a pandemia.

“São temas muito atuais, como pode ser visto. Os artigos publicados são resultado de pesquisas na área de comunicação e que dialogam com outras áreas correlatas, como política, sociologia, história etc. Temos uma boa mostra do potencial da pesquisa em diferentes instituições, com trabalhos que foram selecionados e avaliados criteriosamente por pareceristas e pelo conselho editorial da RUC. Creio que temos excelentes contribuições para a reflexão na área”, afirma Carvalho.

Desta vez, três professores da ESGCN da Uninter tiveram produções aceitas. Márcia Boroski produziu um artigo sobre “O potencial de experiência aurática em fotografias em preto e branco”. Já Alexsandro Ribeiro produziu a resenha “Um futuro construído no passado: a necessária imersão na história para formação da memória da Ciência do Jornal”. E para fechar com destaque, a edição exibe a entrevista de Maria Immacolata Vassallo de Lopes, “Os sentidos do poder”, contribuição de Clóvis Teixeira Filho.

Immacolata é mestre e doutora em Ciências da Comunicação e atua como professora na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). A profissional, que se considera uma “pesquisadora uspiana” devido a toda sua formação realizada na instituição, discorre sobre a trajetória percorrida, o campo da pesquisa e os estudos acerca das telenovelas, sua especialidade.

“Ela aborda questões muito atuais que podem auxiliar os pesquisadores em seus trabalhos”, salienta Carvalho.
Para conferir a edição completa, acesse o site da RUC aqui.

Como submeter um artigo para as próximas edições?

Ainda é janeiro, mas os trabalhos para os próximos lançamentos já estão em andamento. Segundo Carvalho, estão previstas para este ano mais duas edições, com cerca de 10 publicações cada.

“Trata-se de um periódico bastante consolidado, com excelentes contribuições e que segue os critérios estabelecidos pela Capes para fornecer boa pontuação aos autores que publicam com a gente”, completa.

O editor lembra que pesquisadores de qualquer área ou instituição podem enviar produções para avaliação. “O importante é que os resultados de pesquisa sejam na área de comunicação e que um dos autores seja ao menos mestre”, ressalta.

A seleção é realizada por uma equipe de pareceristas. O trabalho de aprovação é sempre feito em duplas, sem que os avaliadores saibam a identidade dos autores ou mesmo a avaliação que os artigos recebem de um ou outro. Carvalho afirma que “é uma maneira de tornar as avaliações mais objetivas e evitar que outros fatores influenciem os pareceres. É um processo conhecido pelos periódicos e também aceito como adequado pelos pares”.

Todas as etapas de submissão, avaliação e edição acontecem de forma virtual. Os interessados podem submeter seus textos através de cadastro no site da revista.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornanalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Romain Laurendeau/Reprodução World Press Award


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *