Química EAD da Uninter é pioneiro em atribuições de Conselho Federal

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

Primeiro curso da modalidade a distância (EAD) a ter 13 atribuições junto ao Conselho Federal de Química (CFQ), o bacharelado em Química da Uninter realizou oficinas presenciais no superpolo de Brasília (DF) entre os dias 29 de maio e 02 de junho de 2023. Na ocasião, foram reunidos 18 estudantes de mais cinco estados: Minas Gerais, Goiânia, Amazonas, Mato Grosso e Pará.

As práticas são uma exigência para que os futuros profissionais conquistem o diploma. Coordenadora da área de Exatas, Flávia Sucheck, garante que a Uninter é pioneira nesse tipo de atividade para cursos EAD e explica que, a partir delas, os estudantes podem obter o registro profissional junto aos Conselhos Regionais de Química (CRQ) dos respectivos estados.

Roberta Kelly Silva, 39 anos, vinculada ao polo Chapada, em Manaus (AM), está no terceiro ano do curso e viajou até Brasília para participar dos experimentos. A acadêmica, que já tem formação em Engenharia de Alimentos, sempre gostou da área de Química e, quando decidiu ampliar os conhecimentos, optou pela Uninter devido à estrutura consolidada no EAD, o que para ela é um diferencial.

Durante as oficinas, que são caracterizadas por uma semana de imersão em atividades experimentais com mais de 50 experimentos recomendados pelo CFQ, os alunos contam com orientações dos professores.

“As aulas práticas são fundamentais para melhor interação com as aulas teóricas, principalmente com os LEPIs [Laboratórios de Experimentos Práticos Interdisciplinares], considerando um curso de Química, no qual o mercado de trabalho praticamente começa em um laboratório”, afirma Roberta.

Além da presença da coordenadora Flávia, também participaram das atividades a coordenadora de laboratório e a técnica de laboratório do superpolo em Curitiba (PR), Gabriele Dupont e Aniclea Ferreira (respectivamente), além dos professores Marco Aurélio Filho e Carla Krupczak.

“É importante para os estudantes terem contato direto com os equipamentos de laboratório, aprenderem a manusear as vidrarias e reagentes químicos utilizando as técnicas adequadas. Além disso, aprendem com as experiências e orientações dos professores como funciona um laboratório de análises e de indústrias químicas, concretizando os conhecimentos que eles aprendem inicialmente na teórica”, explica Gabriele.

Em Brasília, desenvolveram desde experimentos fundamentais de química geral e normas de segurança de laboratório, até práticas mais aprofundadas relacionadas às disciplinas de química inorgânica, química orgânica, físico-química e química analítica.

“Foram incríveis. Práticas muito bem elaboradas e a interação com os professores facilitou bastante a qualidade. Adorei todas as práticas, mas a que me deixou espantada positivamente foi a de cinética de reações químicas. A qualidade da infraestrutura do superpolo em Brasília também me chamou muito a atenção”, lembra Roberta.

De acordo com a professora Gabriele Dupont, as oficinas de imersão de práticas experimentais passaram a ocorrer de forma presencial neste ano, nos seis superpolos das Uninter espalhados pelo Brasil.

Como parte da matriz dos cursos EAD de licenciatura e bacharelado em Química da Uninter, os alunos devem se organizar para realizar as oficinais uma vez até o final do curso. Além dos experimentos, eles possuem também a possibilidade de realizar as práticas em empresas conveniadas com a instituição.

“A partir desta iniciativa, o curso de bacharelado em Química passou a ser o primeiro curso EAD a ter 13 atribuições junto ao CFQ”, revela Gabriele.

Veja o cronograma completo de oficinas até o início do ano que vem:

Superpolo em Belo Horizonte (MG) – 17 a 22 de julho de 2023

Superpolo em Curitiba (PR) – 07 a 11 de agosto de 2023

Superpolo em São Paulo (SP) – 04 a 08 de setembro de 2023

Superpolo em São José dos Campos (SP) – 23 a 28 de outubro de 2023

Superpolo em Porto Alegre (RS) – 11 a 16 de dezembro de 2023

Superpolo em São Paulo (SP) – 22 a 27 de janeiro de 2024

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *