Estudantes de Química visitam Conselho Federal em Brasília

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

Estudantes e instituições de ensino possuem a responsabilidade de formar profissionais capacitados e comprometidos com a aplicação ética e responsável dos conhecimentos químicos. É o que acredita o presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José de Ribamar Oliveira Filho.

O profissional proferiu o discurso para 16 estudantes de Química da Uninter, que realizaram uma visita ao CFQ, em Brasília (DF), no dia 02 de junho de 2023. Do Distrito Federal e mais seis estados (Minas Gerais, Goiânia, Amazonas, Mato Grosso e Pará), os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura do local, como o auditório onde ocorrem as plenárias do conselho, e puderam sanar algumas dúvidas relacionadas ao papel do órgão.

Creuso Teodoro Alves está no primeiro período do curso e realiza a primeira graduação aos 53 anos, vinculado ao polo da Uninter em Belo Horizonte (MG). O estudante já atua há muitos anos no setor de produtos químicos e, em uma busca pela internet, descobriu o centro universitário. “A equipe é extremamente competente, carinhosa”, garante.

Para ele, ações como a visita, da qual participou, “gera credibilidade para a Uninter e segurança para os docentes e universitários”. “Saí de lá com a certeza de que o meu esforço na graduação será reconhecido pelo CFQ”, garante.

Na ocasião, o presidente José Filho também parabenizou os estudantes pelo “feito notável” de ser o primeiro curso de educação a distância (EAD) a receber atribuições de 1 a 13 do CFQ.

Para a coordenadora da área de Exatas da Uninter, Flávia Sucheck, a atribuição feita pelo CFQ carrega “um grande significado” e evidencia que os profissionais formados pelo curso EAD do centro universitário possuem “as competências necessárias para exercerem suas funções com excelência, aptos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento da Química no Brasil”.

“Essa conquista demonstra o reconhecimento do trabalho árduo e da qualidade do curso, bem como ressalta a importância do EAD na formação de profissionais capacitados e preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho”, salienta Flávia.

O egresso Marcio Barbosa, de 45 anos, foi vinculado ao polo da Uninter em Campo Grande (MS) e afirma que, “além de ser excelente”, a instituição era a única a ofertar o curso de bacharelado a distância, o que possibilitou conciliar com o trabalho que já realiza na área há mais de 20 anos.

Marcio participou da visita e garante que conhecer o CFQ ajudou a entender a importância do órgão e como “pode ajudar a proteger a sociedade”. Ele acredita que ações como essa são importantes para que os estudantes entendam a atuação dos conselhos, assim como “entender seus direitos e deveres como profissional”.

“Adorei a recepção que nos foi dada. Me chamou bastante atenção o auditório onde o conselho é reunido para tratar dos assuntos inerentes à classe”, complementa o egresso.

A coordenadora de laboratório do superpolo da Uninter em Curitiba (PR), Gabriele Dupont, explica que as atribuições do CFQ contemplam todas as atividades pelas quais o químico pode ser responsável, desde supervisão, consultoria, magistério, perícia, pesquisa, análises físico-químicas, até produção, operação, controle e execução de projetos de processamento.

Gabriele garante que a graduação do centro universitário proporciona aos futuros profissionais, além das atribuições de bacharel, também as tecnológicas referente a um curso de química industrial.

“Foi uma experiência inesquecível aos estudantes pela recepção e oportunidade de conversar com o próprio presidente do CFQ”, declara a profissional.

A visita fez parte da semana de oficinas de imersão em experimentos práticos que os estudantes realizaram no superpolo em Brasília, entre os dias 29 de maio e 02 de junho.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *