Que tal conhecer Curitiba caminhando?

Autor: Diego Alesson Alves - Estagiário de Jornalismo

Silenciosos ou animados, relaxantes ou para atividades físicas, bucólicos, românticos ou para encontrar os amigos. Há parques, bosques e jardins em Curitiba para todos os gostos e preferências. Seja o Barigui, o Tingui, o Bosque do Papa, o Jardim Botânico, o Tanguá, o Passaúna ou o Lagoa Azul, é impossível não passear pela capital sem cruzar com alguns deles. - Na imagem, Parque Tanguá. Foto: Ricardo Marajó/FAS

Passear ao ar livre pode ser uma atividade muito agradável, ainda mais quando visitamos lugares interessantes. Na capital paranaense, existem inúmeros lugares de valor histórico e turístico. Mas qual a melhor forma de se chegar a esses pontos?

Pensando no conforto, pode-se ir de carro, ônibus ou van, com um grupo de turistas. A bicicleta também é uma opção, como forma mais saudável de se locomover. Mas para quem quer vivenciar ao máximo o trajeto e desfrutar dos detalhes da paisagem, uma ótima opção é ir a pé mesmo.

Com essa ideia em mente, em junho de 2019 surgiu o projeto Curitiba vista a pé. Seus idealizadores, ao perceberem que já havia roteiros turísticos de caminhadas, mas em trajetos pequenos, tiveram a ideia de conciliar a atividade física e o turismo, aumentando a extensão dos percursos, conforme explica Karina Magolbo, uma das responsáveis pelo projeto.

Em trajetos de 15 a 18 km, os passeios contam histórias da cidade de Curitiba. As duas primeiras já foram cumpridas, a primeira no mês de janeiro desse ano, e a segunda em agosto, contando a história dos relógios históricos da capital paranaense. Uma terceira etapa já está programada para outubro, com o nome “Parque das Pedreiras”, e os caminhantes passarão por pontos como a pedreira Paulo Leminski, o museu Oscar Niemeyer e o Parque Tanguá (foto).

O projeto reúne cerca de cem pessoas, sempre acompanhadas de uma van de apoio. Os participantes são visitantes de outras cidades e também habitantes locais que nunca tinham tido a sensação de descer do carro e deslumbrar os encantos da cidade. Os idealizadores planejam realizar ainda este ano uma etapa noturna, entre os meses de novembro e dezembro, para visitar os pontos com enfeites natalinos.

Karina Magolbo conta que a iniciativa surgiu como parte da ideia de criar uma empresa de eventos esportivos inovadores,  incentivando a prática de atividades físicas por pessoas comuns. A Sports 360, nome da empresa que ela criou com seu esposo, faz ainda outros passeios em Curitiba e região, como a caminhada ecológica na estrada velha de Shangri-lá, que será realizada em setembro.

Em meio à pandemia, quando muitos tiveram que passar longos períodos fechados em casa, a necessidade de promover atividades ao ar livre, promovendo o bem-estar para o corpo e a mente, ficou mais evidente, acredita a empreendedora.

Em cada etapa concluída os participantes recebem uma medalha como premiação. O valor da inscrição fica em torno de R$ 90,00, dependendo do trajeto e da modalidade – as inscrições podem ser feitas pelo Instagram. Os passeios não são recomendados para crianças, mas sim para jovens e adultos.

Karina Magolbo foi a convidada especial da última edição do programa Rota – Viagens e Serviços, no dia 2 de setembro, apresentado pela professora do curso tecnólogo de Gestão de Turismo Aline Pires e transmitido pela Rádio Uninter.

Você pode assistir à transmissão completa aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Diego Alesson Alves - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Ricardo Marajó/FAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *