MÉTODO PEDAGÓGICO

Quando o problema vira prática pedagógica

Quando o professor apresenta em sala de aula um problema que não possui uma solução pré-definida, a atividade exige que os alunos identifiquem e encontrem uma maneira de solucionar o impasse. A aprendizagem por meio de estudos de caso é uma atividade avaliativa e prática muito frequente nos cursos de licenciatura e bacharelado vinculados à Escola Superior de Educação da Uninter.

O assunto foi tema de umas das oficinas da Jornada Acadêmica realizada em fevereiro pela ESE no campus Garcez da instituição, em Curitiba, direcionada para os professores da Uninter. “A ideia é que os alunos vivenciem situações que poderiam percorrer estando em sala de aula por exemplo, e que eles possam antecipar e criar soluções para elas”, explica a professora Deisily de Quadro, que apresentou o tema juntamente com a professora Cristiane Benvenutti.

Na oficina, foi solicitado aos alunos que vivenciassem e criassem estudos de caso, além de aprender como formular e aplicar essas atividades dentro de sala “Na Escola de Educação, as práticas são adequadas para os professores que estão em sala, onde ele entra com uma metodologia ativa”, explica Cristiane. Essa metodologia de aprendizagem baseada em problemas é conhecida pela sigla PBL, ou Problem Based Learning.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Valéria Alves - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *