Psicomotricidade mexe com o corpo e a mente

Autor: Diego Alesson Alves - Estagiário de Jornalismo

Uma ciência que estuda o comportamento humano a partir das relações entre o intelecto e a parte motora do corpo, esta é a psicomotricidade. O conceito une três campos distintos: psíquico (mental), motor (movimentos) e intelecto (inteligência). Em outras palavras, a psicomotricidade se dedica a compreender como se dá a integração das funções motoras e psíquicas em consequência da maturidade do sistema nervoso.

A fisioterapeuta Jordana Stefanello explica que o psicomotricista profissional desenvolve um conjunto de técnicas que podem ser utilizadas nas mais diversas áreas terapêuticas que tenham por finalidade a reeducação, a reabilitação, a prevenção e a educação relacional. Alguns exemplos de profissionais que utilizam a psicomotricidade são professores, educadores físicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pediatras e geriatras.

Suas técnicas são bastante utilizadas na correção de certas debilidades, dificuldades ou deficiências. Atua por meio de ação do sistema nervoso central, desenvolvendo uma consciência no ser humano sobre os movimentos e seus padrões motores, como a velocidade, o espaço e o tempo.

Fernanda Cercal, professora da Escola de Educação da Uninter, explica que a psicomotricidade é aplicada em pessoas que não têm ou perderam a destreza dos movimentos. Por isso é bastante utilizada no neurodesenvolvimento, na busca da recuperação ou na aprendizagem de novos movimentos.

Jordana destaca que em alguma medida já utilizamos a psicomotricidade mesmo sem saber, já que ela é empregada em esquemas de comandos do nosso corpo. A psicomotricidade tem como base a imagem corporal, nossa percepção da capacidade de força e movimentos do corpo. A partir disso, trabalha algumas técnicas e habilidades, como coordenação motora global e fina, equilíbrio, lateralidade e noções de espaço.

No desenvolvimento motor normal de um indivíduo isso vai acontecer de forma natural, conforme seu sistema nervoso amadurece. Porém, quando ocorre algum atraso, distúrbio ou síndrome que ocasione uma quebra da interação do sistema central com a execução dos movimentos, interrompe-se este circuito, o que gera um déficit no desenvolvimento do esquema neurológico. A psicomotricidade atua na correção destas falhas, esclarece Jordana.

Fernanda cita como exemplo o andador infantil, que atrapalha no desenvolvimento psicomotor da criança, impedindo seu amadurecimento no tempo correto. Este é um dos casos em que o psicomotricista pode atuar para corrigir falhas no processo de amadurecimento das crianças.

A professora Fernanda Cercal e a fisioterapeuta Jordana Stefanello falaram sobre a psicomotricidade no programa Sua Saúde, transmitido pela Rádio Uninter. Acompanhe a transmissão completa clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Diego Alesson Alves - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *