Projeto Fazendo Renda: responsabilidade socioambiental

O primeiro semestre de 2015 correu a todo vapor para as integrantes do Projeto Fazendo Renda. Hoje são três grupos de mulheres encaminhadas pela Fundação de Ação Social (FAS): dois atendidos no Campus Garcez e um na comunidade do Sabará, na CIC (Cidade Industrial de Curitiba).

Os módulos do primeiro semestre trouxeram uma introdução à reciclagem têxtil e a iniciação ao uso da máquina de costura. Algumas empresas são parceiras na doação dos retalhos, como a fábrica de camisas, Dudalina, além de estofarias e fabricantes de jeans. Com o aproveitamento desses retalhos o grupo confecciona acessórios femininos (colares e adereços), necessaires, ecobags e bolsas.

Durante o evento do Dia do Meio Ambiente, realizado em junho, as participantes puderam aprender mais sobre o uso e o cultivo das ervas medicinais e condimentares, além de conhecerem os travesseiros térmicos, feitos com sementes de plantas aromáticas.

Após as férias, em agosto, as atividades foram retomadas. O terceiro módulo é direcionado à confecção de roupas artesanais com a técnica patchwork.

O projeto Fazendo Renda é realizado desde 2008, coordenado pela equipe do Instituto IBGPEX, braço de responsabilidade socioambiental do Grupo UNINTER. A consciência socioambiental e a sustentabilidade são os pilares do programa, que visa qualificar as participantes para o mercado de trabalho por meio da criação e confecção de moda.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *