Programas de Pós-graduação Uninter fortalecem pesquisa em revistas científicas internacionais

Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação Acadêmica

Mais da metade das publicações realizadas em revistas cientificas por docentes e estudantes da Uninter, em 2025, são resultados de pesquisas do Programa de Pós-graduação em Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) e do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD). 

Ambas as áreas somam 19 dos 29 trabalhos desenvolvidos nos projetos de pesquisa do centro universitário e publicados em periódicos. O resultado evidencia o fortalecimento da produção científica institucional e a consolidação da pós-graduação como campo de pesquisa e inovação acadêmica, como visam o PPGENT e o PPGD.  

De acordo com a coordenadora de Pesquisa e Publicações Acadêmicas da Uninter, Desiré Dominschek, as publicações desempenham um papel estratégico na ampliação da visibilidade institucional nos cenários nacional e internacional.  

“A indexação e a circulação desses periódicos permitem a difusão do conhecimento produzido na instituição, fortalecendo redes de pesquisa, parcerias interinstitucionais e o reconhecimento da Uninter como um polo relevante de produção científica em múltiplas áreas do conhecimento”, afirma Desiré. 

PPGENT

Além de compor uma importante parceria com a NASA, o professor do PPGENT e da ESEHL, Daniel Tedesco está à frente do projeto Ciência, tecnologia e sociedade e suas relações com as novas tecnologias internacionais.  A colaboração amplia a inserção internacional da Uninter em pesquisas na área de astronomia e aproxima a produção acadêmica brasileira de centros de referência mundial.  

É possível observar esse movimento nas duas publicações frutos dessa parceria, que foram publicadas no Minor Planet Bulletin (MPB): Follow-up observations of 617 patroclus-menoetius mutual events: 2024 november to 2025 january e CCD Photometric observations of 617 patroclus-menoetius mutual events. O periódico é uma das principais publicações internacionais dedicadas ao monitoramento e à análise de corpos celestes. Os pesquisadores contribuem a partir do projeto Observatório Remoto de Campos dos Goytacazes, uma parceria da Uninter com a Fundação Wilson Picler. 

Revista Intersaberes também contou com duas contribuições de Tedesco e seus orientandos: Ciência, tecnologia e sociedade: desafios e perspectivas na era da educação digital e Discursos de ciência, tecnologia e sociedade: aproximando a ciência do povo brasileiro. Os trabalhos dialogam com reflexões contemporâneas sobre os impactos sociais e educacionais das tecnologias digitais.  

O projeto Texere: memórias, sociedade, história, cultura e tecnologias, coordenado pelo professor André Cavazzani, garantiu espaço em três periódicos diferentes. As pesquisas abordaram temas como identidade, formação docente e relações étnico-raciais, ampliando o debate sobre educação e diversidade no contexto histórico digital: Uma terra dourada de tanto ouro: educação católica germânica nos séculos XIX e XXA abordagem da branquitude aplicada na formação docente; e Educação antirracista em tempos digitais. As investigações aparecem nas revistas Educação UnisinosPonto de Vista e Pesquiseduca, respectivamente. 

Em diálogo com aprendizagens significativas e o uso de metodologias ativas, o projeto Redes sociais digitais e educação resultou em outros três registros, sob coordenação do professor Rodrigo Otávio dos Santos. Os pesquisadores publicaram no periódico Contribuciones a las ciencias sociales, com o trabalho A teoria da aprendizagem significativa e o método de utilização de júris simulados literários; na Revista Aracê, com o artigo Entre tecnologias e saberes humanos: a complexidade filosófica dos processos educativos na era digital, com o professor Alceli Alves Ribeiro e seus respectivos orientandos; e na Aurora: revista de arte, mídia e política, a respeito de Frederic Wertham e o marcarthismo, com Desiré Dominschek. As investigações refletem desafios atuis da educação frente às transformações tecnológicas e aos novos modos de produção do conhecimento. 

Alceli realizou a parceria com Rodrigo a partir do projeto que coordena, A cidade como currículo e a cidade como negócio. Através deste também publicou um artigo no periódico Nuances: estudos sobre educaçãoAdaptação cultural e evidências de validade da escala imagination, creativity and innovation (ICI) para uso na língua portuguesa do Brasil – versão para professores.

Já o professor Jeferson Ferro, à frente do projeto Competências digitais na EAD, contabilizou dois trabalhos nas revistas Docência e Cibercultura e Educação Pública, com os artigos Letramento matemático e multiletramentos e Inclusão e tecnologia na Educação do Campo – uma experiência nas escolas das ilhas de Paranaguá/PR, respectivamente. 

E a coordenadora do projeto Reconfiguração da prática pedagógica: implicações com a formação e profissionalização docente, Joana Paulin Romanowski publicou A prática no processo de formação inicial de professores: uma revisão integrativa, na Educar em Revista 

Direito Acadêmico 

Na área de Direito, o PPGD contou com quatro publicações de três grupos de pesquisa diferentes em revistas no ano de 2025. Os estudos dialogam com questões centrais do cenário jurídico brasileiro, como o funcionamento do sistema de justiça, a atuação do Estado e a proteção de direitos fundamentais. 

Os trabalhos perpassam análises críticas sobre questões centrais do campo jurídico brasileiro na contemporaneidade. Estudos que abordam desde o funcionamento do sistema de justiça até a construção do Direito Administrativo e os desafios do capitalismo. 

À frente do projeto História e Filosofia crítica da modernidade jurídica brasileira, o coordenador Walter Guandalini Junior publicou na Revista JurisFIB com o artigo Análise jurimétrica do cenário da desjudicialização da execução judicial e extrajudicial no Brasil. Assim como na Revista Direito Administrativo e Constitucional, na qual aparece com o trabalho Um Direito Administrativo interventor: o conceito de Direito Administrativo na cultura jurídica da Era Vargas (1930-1945) 

O professor Doacir Gonçalves de Quadros, na coordenação do projeto Justiça e poder político: a relação entre o campo judiciário e o campo político e a apropriação do Direito como recurso de luta política, ganhou espaço com o trabalho Reação à uma beanbell pelo judiciário: uma análise sobre o inquérito policial nº 4781 na Revista Uniandrade. 

Revista Aracê também apresentou o artigo Capitalismo de vigilância, direitos fundamentais e a tutela constitucional da proteção de dados no Brasil, vinculado ao projeto de pesquisa coordenado pelo professor Jailson de Souza Araujo, intitulado Inteligência artificial, decisões automatizadas e direitos fundamentais. O tema ganha relevância diante do avanço das tecnologias digitais e dos debates sobre privacidade e uso de dados no país. 

Interdisciplinares, as publicações refletem a diversidade temática e o compromisso da Uninter com a pesquisa científica de impacto social, fortalecendo a articulação do tripé da educação: ensino, pesquisa e extensão. A coordenadora Desiré garante que a diversidade de áreas e temas contemplados reflete a política institucional de pesquisa da Uninter, “orientada pela interdisciplinaridade, pela relevância social e pelo compromisso com a produção de conhecimento aplicado e crítico”, afirma.  

Desiré salienta que o diálogo entre as pesquisas dos programas de pós-graduação e os estudos das graduações, por meio das escolas superiores, fortalece a articulação entre os níveis de educação, promove a verticalização da formação acadêmica e contribui para a consolidação de grupos de pesquisa.  

Saiba mais sobre as publicações realizadas pelos cursos de graduação das escolas superiores da Uninter. 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação Acadêmica
Edição: Larissa Drabeski
Revisão Textual: Renata Cristina - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Nayara Rosolen


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *