Programa Negócios e Tendências aborda o trabalho do profissional de RH

Autor: Milena Souza - Estagiária de Jornalismo

African american businessman giving presentation explains new marketing plan at meeting, black business trainer coach presenting new client management strategy at office training working on flipchart

A área de recursos humanos, ou RH, é responsável pela gestão de pessoas dentro das empresas. Fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento, o RH aplica técnicas de gestão com o objetivo de gerenciar o comportamento dos colaboradores e assim melhorar os relacionamentos dentro das equipes, entre colaboradores e o público.

Esse foi o assunto da última edição do programa Negócios e Tendências, da Rádio Uninter, promovido pela Pós-graduação da área de negócios da instituição, especialmente dedicado ao “Dia do Profissional de RH”. O programa foi exibido em 19.jun.2021 e contou com apresentação da professora Oriana Gaio, que recebeu a psicóloga e recrutadora Elizandra Wolski para falar sobre a atuação do profissional da área.

Elizandra começou falando sobre sua formação acadêmica e como o RH entrou na sua vida. Formada em psicologia, sempre gostou de trabalhos administrativos e achava interessante as rotinas dentro das empresas. “No ensino médio fiz um estágio em um escritório de arquitetura e vi que não tinha nenhuma habilidade com a área, ou de fazer cálculos. Mas sempre gostei da área administrativa, então uni a psicologia, que é minha formação, com o administrativo atuando em RH, recrutando pessoas”, comenta

A psicóloga conta que com a chegada da pandemia, a atuação dentro dos recursos humanos trouxe um novo desafio. “Foi preciso fazer tudo muito rápido e de forma intensa. E cá estamos há mais de um ano e meio em casa”. Elizandra afirma que no primeiro momento da pandemia, se deu uma pausa no RH, até que fosse possível entender como tudo estava acontecendo e planejar a forma de seguir trabalhando com o online.

Em sua rotina, o home office produziu um aumento da produtividade, da otimização do tempo, pois os candidatos não precisavam se deslocar, e nem os recrutadores, o que otimizou os processos: “Mas mesmo com inúmeras vantagens, a dificuldade em gerenciar uma equipe em home office foi uma experiência diferente e trouxe ganhos para os processos, mesmo não sabendo como vai ficar daqui pra frente”, ressalta.

Elizandra alerta que o modo de vida online pode gerar excesso de trabalho, e por isso é preciso manter o equilibro. “Quando esse momento de pandemia passar, poderemos fazer um equilíbrio entre o presencial e o online, resgatando o contato direto com as pessoas mas também fazendo uma reunião online para resolver alguns assuntos sem precisar se locomover”, afirma.

Segundo a recrutadora, profissional de recursos humanos precisa estar se atualizando sempre, pois as tecnologias mudam muito rápido, alterando os processos. “O profissional precisa ir além das atividades rotineiras, essas serão substituídas por tecnologias automáticas, por isso é essencial se manter informado das técnicas, saber o que o mercado está buscando e olhar as pessoas como pessoas, e não só como um número. E acima de tudo entender as complexidades de cada um”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Milena Souza - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *