Programa aborda a adequação de exercícios físicos para a terceira idade

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

Com o passar dos anos, é natural que o corpo humano sofra com a perda de força e resistência, causada especialmente pela redução de massa muscular. As consequências desse processo estão na impossibilidade de realizar certas atividades que antes eram parte do cotidiano.

Diante dessa, que é a realidade de milhões de idosos em todo o país, profissionais da área da saúde tendem a desenvolver adaptações técnicas para algumas atividades físicas, pensando nas necessidades e possibilidades do paciente. Isso porque o processo de perda de força muscular pode ser minimizado por meio dessas práticas.

Entretanto, alguns fatores devem ser levados em consideração quando falamos na prática de exercícios físicos na terceira idade. A fisioterapeuta e coordenadora do curso de Fisioterapia da Uninter, Fernanda Cercal, explica que não podemos colocar todos os idosos no mesmo barco.

“Muitas vezes, o idoso tem dificuldade até mesmo com as atividades do dia a dia, como tomar banho, escovar os dentes e se alimentar. Mas também temos aquele idoso que realiza suas tarefas e executa atividades funcionais do cotidiano”, diz Fernanda.

Segundo ela, é pertinente que esse idoso passe primeiro por uma avaliação médica antes de iniciar qualquer atividade, para constatar eventuais deficiências e patologias. Outra avaliação bastante específica é feita junto a um fisioterapeuta, que vai considerar todas as capacidades físicas e funcionais. Aspectos como força muscular, flexibilidade e estabilidade são observados com atenção.

“É através das avalições que indicamos o melhor exercício para esse paciente”, ressalta.

Junto a uma boa alimentação e hidratação, as práticas físicas auxiliam o individuo a manter suas funções motoras e a reestabelecer parte de sua força muscular, além de diminuir o risco de quedas.

Fernanda Cercal afirma que sempre é o momento de começar uma atividade física. “É lógico que uma pessoa que já praticou atividade física estará mais preparada para manter essa prática na terceira idade. Porém, é sempre possível começar mesmo sem ter praticado algo antes”

A prescrição de exercícios para idosos leva em consideração alguns pontos importantes, como a individualidade biológica, especificidade e adaptabilidade. Especialistas apontam que o tempo ideal seria de 150 minutos por semana, mas é essencial adequar a prática à realidade do paciente.

A adequação de exercícios para a terceira idade foi abordada no programa Saúde em Foco, transmitido pela Rádio Uninter em 9 de agosto. Para dar dicas sobre o tema, a jornalista Bárbara Carvalho recebeu Fernanda Cercal, coordenadora do curso de Fisioterapia da Uninter.

Assista ao programa Saúde em Foco desta semana no canal de Youtube da Rádio Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


1 thought on “Programa aborda a adequação de exercícios físicos para a terceira idade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *