PROBLEMAS REAIS

Professores que humanizam cálculos

Feita para introduzir os alunos às disciplinas mais complexas da matemática, como cálculo 2, o pré-cálculo é considerado uma importante matéria de base no ensino superior por preparar os estudantes. Na educação a distância, ensinar as ciências exatas pode parecer mais desafiador do que presencialmente. Mas professores pesquisadores têm aprimorado dia após dia as maneiras de lecionar.

É o que fez Ricardo Alexandre Zanardini, professor dos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica da Uninter. Ele desenvolveu uma maneira de ensinar os estudantes e sanar todas as dúvidas desenvolvendo os cálculos junto com os alunos. Trata-se do estudo do pré-cálculo na educação a distância mediante conexões com problemas reais.

Funciona da seguinte forma: as dúvidas são postadas no canal de tutoria do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), em seguida o professor utiliza uma pequena mesa digitadora e um programa de captura de tela para apresentar de maneira clara e detalhada ao estudante as explicações necessárias.

Os recursos usados pelo professor podem ser desde um programa mais sofisticado, como o Photoshop, ou um mais simples, como o PowerPoint. De igual maneira, é possível desenvolver o cálculo e fazer com que o estudante visualize todo o processo. Até agora já foram feitas mais de 400 tutorias por vídeo, e o feedback dos alunos têm sido muito positivo.

A origem deste trabalho, segundo Ricardo, se deve à dificuldade de explicar de maneira mais efetiva e próxima dos estudantes conteúdos relacionados às ciências exatas. “Muitas vezes o aluno leu o material, os livros, assistiu às aulas e mesmo assim ainda possui dúvidas em relação aos temas ou à resolução de exemplos de exercícios”, diz.

O projeto intitulado “O estudo do pré-cálculo na educação a distância mediante conexões com problemas reais” foi apresentado no Congresso da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) deste ano. Com o foco no estudo, pesquisa e desenvolvimento da EAD, o encontro aconteceu em Florianópolis durante os dias 3 e 7 de outubro.

O trabalho apresentado pelo professor Ricardo serviu de inspiração para outras instituições de ensino que apresentarem problemas em relação à falta de humanização no contato com alunos da educação a distância.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Letícia Costa – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *